As eleições municipais deste ano prometem ser acirradas em Osvaldo Cruz, com quatro pré-candidatos a prefeito que pretendem defender suas ideias e propostas nos palanques até outubro.
O prefeito Edmar Mazucato busca a reeleição pelo PSDB. Já na oposição, Vera Morena (PP), Homero Massarente (PMDB) e Antônio Bortolucci, o Tuty (DEM), se articulam para concorrer ao Executivo.
E na próxima quinta-feira (23), o Partido Progressista lança oficialmente a pré-candidatura de Vera Morena. A reunião partidária, que acontecerá na ADOC (Associação Desportiva de Osvaldo Cruz), deve reunir filiados dos partidos de apoio e simpatizantes a candidatura da vereadora.
Em entrevista ao IMPACTO, a pré-candidata avalia como positiva a disputa com vários nomes ao Executivo municipal. “Vejo que se forem grupos com o anseio de melhorar a vida das pessoas, terem um olhar permanente na solução dos problemas, acho muito importante termos vários candidatos”, destaca.
Quem é Vera Morena?
Vera Morena – Nasci em Osvaldo Cruz. Meus pais sempre me incentivaram a batalhar por meu espaço e por uma vida com dignidade. Batalhei, trabalhei na colheita do café. Trabalhei como vendedora no comércio para realizar meus sonhos. Algum tempo depois entrei no serviço público e foi nesse momento que resolvi participar ativamente das mudanças e comecei a minha vida política como candidata a vereadora em 2000, tornando suplente. Fui eleita vereadora nos anos de 2005/2008 e mais um agora, de 2013 até 31/12/2016. Fora do espaço político sou casada, mãe de três filhos e adoro cuidar da minha casa. No tempo livre, gosto de cozinhar, navegar na internet, escrever e cuidar das plantas e dos meus cães. Sou uma mulher família e que sabe que cuidar de uma cidade é como cuidar da nossa própria casa, com carinho e atenção.
O que motiva a ser pré-candidata a prefeita?
Vera Morena –A Osvaldo Cruz que queremos e vamos construir, é uma cidade de amor, de esperança e de união. É uma Osvaldo Cruz da solidariedade e das oportunidades, é uma cidade do emprego e da valorização dos trabalhadores. Uma cidade de atenção para as pessoas. A nova cidade que queremos está estampada no rosto de muitos osvaldocruzenses que querem uma nova atitude para Osvaldo Cruz. Tenho total compromisso com as mudanças que o povo espera e tenho mais ainda porque já começamos a fazer essas mudanças unindo pessoas de bem e que querem o progresso do município.
Como avalia a administração Edmar Mazucato?
Vera Morena – Olha, como oposição teria outras atitudes na Administração. Hoje Osvaldo Cruz necessita muito de um amparo mais efetivo da Prefeitura. A Administração Municipal tem que estar mais presente na vida de cada cidadão. Digo isso, porque ando diariamente nos bairros da cidade, conheço de perto os problemas e no que é possível de solucionar, eu mesmo soluciono. O cuidado mais próximo não esta sendo feito. O saudoso ex-governador Montoro pregava que a eficiência administrativa é conquistada através da descentralização do poder. A cidade não precisa de obras suntuosas nem de experimentos. Precisa de milhares de pequenas obras, em todos os bairros que façam diferença na vida da população. Necessita de prioridades claras, tudo o que o osvaldocruzense não tem atualmente. Esse é o meu ponto de vista.
Quais são os principais problemas a serem enfrentados pela Administração?
Vera Morena – É não ouvir a população para administrar melhor. A centralização do poder é algo que empobrece o governo. Na terça-feira [14], discutimos zeladoria, meio-ambiente e infraestrutura. Nas próximas reuniões, os temas serão saúde, educação, cultura, assistência social e direitos humanos. É fazer isso, ouvir as pessoas, é o morador, que vive o dia a dia no bairro/cidade, que sabe onde seu calo aperta. É isso que eu faço nestes oito anos de vereadora, percorro bairros, converso, recebo lideres comunitários, uso redes sociais para receber reclamação e cheguei à triste conclusão de que há muito abandono, do centro aos bairros. O cuidado mais próximo não esta sendo feito, a zeladoria esta completamente abandonada em todo o município. É importante pensarmos em uma cidade moderna e vanguardista, antenada com as últimas tendências para que tenhamos disponíveis serviços de qualidade e bem planejados. Passou da hora do poder público estar mais fortalecido para enfrentar esses problemas. Não é só porque ele administra a cidade fechando os olhos para reais necessidades, como asfaltar e iluminar as ruas nos bairros, dragar córregos, criar vagas em creches, melhorar postos de saúde, limpar as ruas da cidade, gerar emprego e renda. Por isso, mantenho minhas convicções desde que entrei para a vida pública. Prezo pela integridade como valor mais caro ao político. Sem ela, você se torna invisível e dispensável, torna-se mais uma em uma multidão sem rosto. A vida na política é complexa e não pode ser percorrida por atalhos. Todos que tentaram se perderam pelo caminho e não deixaram legado. Foram esquecidos. É com decisões simples, mas bem planejadas, que vamos transformar Osvaldo Cruz em uma cidade mais harmoniosa, prazerosa e desenvolvida como todos nós queremos.
Este ano Osvaldo Cruz poderá ter quatro candidatos disputando o cargo de prefeito. Essa divisão política atrapalha ou ajuda?
Vera Morena – As legendas têm realizado um trabalho de pré-candidaturas que é normal dentro dos partidos políticos. Vejo que se forem grupos com o anseio de melhorar a vida das pessoas, terem um olhar permanente na solução dos problemas, acho muito importante sim termos vários candidatos. Osvaldo Cruz precisa ter uma mudança grande a partir dos próprios partidos políticos, que façam com que o povo tenha real participação na vida política da cidade, propondo alternativas, apontar desvio de conduta, realmente penso se for para beneficiar a população e não as legendas, creio sim que seja importante mais candidatos.
Existe a possibilidade de aliança com algum destes pré-candidatos?
Vera Morena – Estamos abertos para receber outros apoios em nosso projeto político. Todos são bem vindos. Não existe exigência em política, existem conversa e melhores propostas. O objetivo do nosso grupo é administrar a cidade com responsabilidade, união, parcerias a favor das pessoas e não de grupos políticos ou econômicos. Se forem para somar ao nosso projeto de desenvolvimento para a cidade, sejam bem vindos e vamos caminhar juntos beneficiando exclusivamente o povo da nossa cidade.
Partidos, até então da base do atual governo, como PT, mudaram de posição e confirmaram apoio a sua pré-candidatura. Por que acredita que houve essa mudança de posição?
Vera Morena – Olha, cada partido tem suas diretrizes e suas deliberações. Reuni junto com o presidente do PT, Rafael Lanzoni, para estreitar laços e conversarmos sobre várias intenções e propostas para administrar a cidade. Ficou deliberado pelo presidente do Partido dos Trabalhadores que eles têm a intenção em apoiar o nosso grupo, sem ocupação de cargos em um governo próximo. As realidades da política nacional não são cultivadas pelos diretórios municipais, é importante salientar isso. Ficarei muito feliz em ter o diretório do Partido dos Trabalhadores apoiando o nosso projeto, porque o único objetivo é fazer as coisas acontecerem em Osvaldo Cruz. A cidade parou, não gerou emprego, não tem condição de governabilidade por falta de liderança e creio que isso foi uma das formas do PT abandonar o atual governo municipal.
O que esperar das eleições 2016? E de Vera Morena?
Vera Morena – As eleições de 2016 será um divisor de águas para a cidade. É um ano em que os cidadãos poderão mudar a forma e o jeito de governar. Nesta eleição é importante o eleitor ir às urnas sabendo que não irá só eleger um prefeito e um vereador, mas sim irá escolher em que cidade você, seu filho, sua família querem viver. Da Vera Morena poderão esperar uma pessoa que irá levar adiante a mudança que todos os osvaldocruzenses querem, e também tornar realidade às ideias que temos ouvido do povo. Nós temos um grande sonho em tornar uma cidade mais justa, mais humana e mais equilibrada, onde as pessoas estejam em primeiro lugar. A eleição deste ano irá ofertar duas possibilidades: continuar como estamos ou trilharmos o caminho da mudança e a mudança é possível, pode acreditar.
Como está sendo a aceitação da sua pré-candidatura pela população?
Vera Morena – Já vivi muitas coisas na minha vida. Não comecei ontem a minha caminhada na política. Passei por momentos de muita alegria e por momentos de enorme dor e frustração. Mas não me lembro de ter vivido momento de tamanha emoção como dessa minha pré-candidatura ao cargo de prefeita de Osvaldo Cruz. Hoje, sinto na minha alma e no meu coração a força e a responsabilidade dos osvaldocruzense que querem e vão fazer a mudança que nós precisamos viver. Há um sentimento crescendo na sociedade clamando por mudanças, mudanças de postura, de compromissos. Se coube a eu conduzir a partir de agora essas mudanças, afirmo que não sou somente uma pré-candidata a prefeita pelo PP ou de um conjunto de partidos. Sou uma pré-candidata a prefeita que vai mostrar e fazer as mudanças sonhadas e esperadas pelo povo. Aqui temos homens e mulheres de bem que somam suas forças com determinação para que Osvaldo Cruz caminhe na direção da integração da justiça social. Bem vindos a todos a um tempo mais de união, de decência, eficiência e verdade. Por toda a parte da cidade sinto uma onda de esperança, uma onda de confiança enfim uma onda pela mudança. Estou pronta para construir junto do povo uma política de desenvolvimento e justiça social.