No dia 6 de junho, às 9h, aconteceu a solenidade dos 40 anos da instalação do Posto de Bombeiros de Adamantina, em sua própria sede, localizada na Al. Josefina Dall´Antonia Tiveron, com a presença de autoridades civis, militares, agentes políticos, bombeiros do efetivo atual e aposentados, atiradores do TG 02-080 e também da população adamantinense.
Pelo cerimonial, ocorreu a apresentação da história do Posto de Bombeiros de Adamantina desde sua fundação e instalação no município, seguido do hasteamento à bandeira e da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Fizeram o uso da palavra a Presidente da Câmara Legislativa de Adamantina, Maria de Lourdes Santos Gil, o Prefeito do Município de Adamantina, João Eduardo Barbosa Pacheco, o Sub Tenente Comandante da Base de Adamantina, Evandro Nakazima Baldo, o Comandante Interino do 14ª Grupamento de Bombeiros, Major PM Carlos Eduardo Mota, e o Comandante do 25º Batalhão de Policiamento do Interior, Major PM Nelson Ezequiel.
Estiveram também presentes na solenidade o Comandante da 2º Cia. do 25º Batalhão de Policiamento do Interior, Capitão PM Julio, o Comandante do 3º Subgrupamento de Dracena, Capitão PM Cláudio Augusto, o Comandante do 2º Subgrupamento de Presidente Venceslau, Capitão PM Brito, o Chefe da Seção de Justiça e Disciplina do 14º Grupamento de Bombeiros, Tenente PM Pavesi, o Comandante do Posto de Bombeiros de Adamantina, Tenente PM Avanço.
Ainda, o evento contou com a presença do Delegado Seccional Dr. Domingos Lazaretti Neto, do Delegado de Polícia Dr. Carlos Roberto Vasconcelos, representando o Deputado Estadual Mauro Bragatto, seu assessor Cleber Bragato, representando os vereadores do município, Hélio José dos Santos, o professor das Faculdades Adamantinenses Integradas Márcio Cardim, o prefeito do município de Mariápolis, Ismael de Freitas Calori.
Após os discursos, houve a execução da Canção dos Bombeiros do Estado de São Paulo ( Letra: Sd PM Luiz Alberto Rocha/Música: Ten Cel PM José Ferreira de Abreu / Sd PM Luiz Alberto Rocha), seguido da entrega de mimos, bonecos artesanais em biscuit em formato de bombeiros, às autoridades presentes e aos bombeiros aposentados.
Ainda, houve a distribuição da “Revista 40 anos do Posto de Bombeiros de Adamantina”. Por fim, os presentes foram convidados a conferir a exposição fotográfica com a história da corporação em imagens impressas em banners e também para degustarem o café da manhã oferecido pelo Posto de Bombeiros.