A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina obteve reconhecimento da Secretaria Estadual de Saúde pela qualidade da coleta, preenchimento e digitação das informações do banco do Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos). A premiação será no dia 28 de julho durante o evento “Premiação Estadual SIM e SINASC” a ser realizado no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. A informação é da assessoria de imprensa da Prefeitura de Adamantina.
Saiba mais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Sinasc (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos) tem por objetivo reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo o território nacional.
A fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo, padronizada pelo Ministério da Saúde, com cerca de 41 variáveis, entre as quais podem ser destacadas: duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e tipo do parto.
A partir da base de dados do Sinasc é possível conhecer o perfil de nascidos vivos, identificando seus diversos aspectos: peso ao nascer, condições de vitalidade, idade da mãe, prematuridade, distribuição espacial e temporal, entre outros.
Outro aspecto é oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações para melhorar o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos, identificando situações de risco e permitir calcular indicadores tais como percentual de partos cesarianas, nascidos vivos com baixo peso e por faixa etária da mãe. O número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para cálculo da cobertura vacinal, coeficiente de mortalidade infantil e materna.