Alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) participaram da 2ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, realizada no Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, no último dia 28.
Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi realizada verificação de sinais vitais, glicemia capilar, pesagem, ministradas palestras sobre os vírus H1N1 e Influenza, alongamentos e doenças ocupacionais, além de exames realizados pelos profissionais da unidade como teste rápido para diagnóstico de HIV, exames de saúde bucal e palestras de DST, hipertensão e Diabetes Mellitus.
O objetivo da Jornada é oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, trazendo para dentro do sistema penitenciário um mutirão de ações para fornecer importantes ferramentas no processo de reintegração social, bem como a prevenção de eventuais moléstias e agravos à saúde que possam acometer os referenciados reeducandos.
“Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio da FAI que, mais uma vez, abrilhantou este evento, ajudando-nos e muito, para que o objetivo da Jornada fosse alcançado”, afirmou o diretor técnico III, Marcelo Antonio Scatena Franco.
A coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Marília Sornas Franco Egéa, menciona agradecimentos ao professor Fernando Henrique Apolinário, docente da FAI e diretor técnico de saúde I do Núcleo de Atenção a Saúde do Centro de Progressão Penitenciário de Valparaíso, por ter intermedido a ação.
“O prof. Fernando proporcionou essa experiência aos alunos, que tiveram uma visão de mais uma oportunidade para atuação, que é no sistema de gestão de saúde”, finalizou.
Participaram da ação junto aos alunos, o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Matheus Parra, a orientadora de estágio de Enfermagem Nielen Cupelli e o prof. Fernando Apolinário.