Foi aprovada por unanimidade a transformação da FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas) em Centro Universitário. A votação aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), no CEE (Conselho Estadual de Educação), em São Paulo.
Para a migração à condição de Centro Universitário, a FAI precisou formalizar um projeto, protocolado junto ao CEE/SP em 2014. Em abril passado, uma comissão de especialistas do CEE esteve na FAI, onde pôde fazer verificação in-loco e confrontar a estrutura descrita no projeto com a realidade das instalações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comissão também verificou detalhes da proposta e ampliou as informações na conversa com a equipe técnica da FAI, onde foram sanadas todas as dúvidas e prestados esclarecimentos complementares, o que possibilitou pareceres positivos, culminando com a aprovação em definitivo pela Câmara de Educação Superior, na manhã de hoje.
Segundo a instituição, são vários os benefícios com a transformação em Centro Universitário, sendo o maior deles a autonomia universitária da instituição, que poderá criar novos cursos sem prévia autorização (com posterior reconhecimento junto ao CEE-SP em processo regular), além de expedir o seu próprio diploma (já que atualmente os diplomas da FAI são expedidos pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar), ampliar o número de vagas, alterar grades curriculares, entre outros. Consolidado o status de Centro Universitário, a FAI poderá ser transformada, em uma etapa seguinte, em Universidade.