Lucélia recebeu na sexta-feira (1º), o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A solenidade de entrega aconteceu na Secretaria de Assistência Social com a presença de autoridades municipais, integrantes do Órgão Gestor e dos Conselhos Municipais do Idoso e da Assistência Social.
A entrega foi realizada pelas representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a diretora Técnica II Substituta, Lucimara Dias da Silva, e pela agente de Desenvolvimento Social e interlocutora do Programa SP Amigo do Idoso na região, Maria Bernadete Santos Torres. As duas profissionais também integram a Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), de Dracena, que atende 22 municípios da Alta Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Selo
Lucélia está entre os 177 municípios do Estado de São Paulo a conquistar o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso.
Na região, além de Lucélia, apenas Junqueirópolis, Florida Paulista, Santa Mercedes, Ouro Verde, Panorama e Monte Castelo receberam o Selo Inicial que integra o Programa, com foco no envelhecimento ativo visando melhorar a qualidade de vida da população idosa no Estado. O Selo foi criado para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da população idosa.
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, 637 municípios assinaram adesão ao Programa e apenas 177 conquistaram o Selo Inicial, sendo esta a primeira de três etapas, passando pelo Selo Intermediário e finalizando com o Selo Pleno.
Lucélia
A secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, informou que o município conseguiu implementar as sete primeiras ações obrigatórias previstas para o Selo Inicial, sendo: criação do Conselho Municipal do Idoso; realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas aos idosos; do diagnóstico com os idosos do município; inclusão das ações que garantem os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações que garantem acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.
“Nos últimos três anos, a melhora no atendimento voltado ao idoso foi uma de nossas metas da atual administração municipal”, disse Andreia. “As equipes trabalharam focadas em ações preventivas e corretivas visando a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. A conquista do Selo Inicial mostra que agimos corretamente e que estamos no caminho certo. As ações não devem parar por aí, visando a conquista dos demais Selos do Programa”.
Andreia informou ainda que a conquista do título poderá trazer investimentos maiores por parte do Governo do Estado nos municípios, em ações que adequadas de acordo com a realidade de cada município e aplicadas em quatro pilares como: Proteção, Educação, Saúde e Participação.
“Agradecemos a Secretaria de Assistência Social de nosso município pelo trabalho eficaz que desenvolve, e a Drads, por meio da diretora Rejane de Menezes Sanchez, pelo trabalho e apoio dispensados à Lucélia onde angariamos mais uma grande conquista, desta vez voltada ao idoso”, enfatizou o prefeito Osvaldo Alves Sandanha.
Para finalizar, Andreia afirmou que administrar é conseguir se antecipar às demandas e aos problemas. “Nossa missão é implantar ações para que possamos verdadeiramente promover o envelhecimento ativo em Lucélia”