Funcionários do setor de manutenção das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), participaram de um treinamento para a segurança na realização de serviços em alturas nesta terça-feira, 19.
A atividade foi desenvolvida no Câmpus II com aproximadamente 12 funcionários, sob a responsabilidade do engenheiro de segurança do trabalho Leonardo Henrique do Nascimento, da a LHN Consultoria Ambiental e Segurança do Trabalho, e teve por finalidade cumprir a Norma Regulamentadora número 35 (NR-35) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O MTE criou 36 normas regulamentadoras que regem a segurança no trabalho. A NR-35 versa sobre o trabalho em altura. De acordo com a norma, o treinamento deve ter oito horas, abordando atividades teóricas e práticas”, explicou Nascimento.
No período da manhã houve a atividade teórica, na qual o instrutor Claudenir Nogueira, também vinculado à LHN, passou as informações necessárias para que a parte prática fosse realizada com segurança. À tarde foi realizado treinamento prático com a utilização da cadeira suspensa para trabalhos em altura juntamente com os demais equipamentos de segurança, tais como o cinto de segurança, talabarte (conector de proteção antiqueda) e capacete.
Além disso, os funcionários do setor de manutenção passaram também por atividades de escalada em escada suspensa com o auxílio do talabarte (sem a cadeira de apoio).
“Como a FAI é uma empresa com prédios altos, constantemente os funcionários precisam realizar trabalhos em alturas tanto na troca de lâmpadas quanto em pinturas de paredes, por exemplo, e, com isso, o treinamento de hoje visou instruir esses funcionários a como fazer essas atividades com segurança”, finalizou Leonardo Nascimento.