Adamantina passa a contar com o Grupo Antitabagismo, sob a coordenação da psicóloga Heloísa Mara Serva Pesce e do médico responsável é Dr. Miguel Boiçe, com apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Secretaria Municipal de Saúde.
Para se incluir no programa basta querer parar de fumar independente do tempo de dependência química.Os participantes da nova turma que se iniciou no dia 8 de julho de 2016 foram convocados através de uma lista de espera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inscrição
Os interessados em se inscrever no programa devem procurar o Centro de Saúde, na sala do NASF, entre as 07h e 13h. É necessário obedecer um lista de espera. As turmas serão formadas a cada três meses com no máximo 15 participantes.
Programa Antitabagismo
O Programa consiste de avaliação inicial por meio de questionário (contendo indicadores de perfil e grau de dependência de nicotina), avaliação médica para prescrição de uso de medicamentos, goma e adesivos (medicamento é fornecido por três meses). Após essa avaliação inicial os participantes passam a frequentar sessões semanais durante um mês, depois os encontros passam a ser quinzenais e mensais até completar um ano de acompanhamento.
Os conteúdos das sessões de encontro debatem temas diversos que abordam a dependência da nicotina, os prejuízos à saúde, os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após parar de fumar. Fazem parte do grupo atualmente 12 participantes de ambos os sexos, o trabalho em grupo ajuda a fortalecer alianças em direção ao objetivo que é parar de fumar e permite troca de experiências e autoajuda.
Tabagismo
O tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, sendo causa evitável de doenças e mortes prematuras, portanto, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) tem o objetivo de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Ele consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos da sua vida.