21.8 C
Adamantina
domingo, 26 janeiro, 2025

Amnap propõe ações integradas entre municípios para conquista do selo VerdeAzul

Amnap também quer incentivar a iniciativa privada ou as pessoas estabelecerem parcerias com municípios e Estado em projetos que beneficiem o meio ambiente

O meio ambiente está entre as principais preocupações dos gestores municipais nos últimos anos. Questões sobre destinação dos resíduos sólidos, saneamento e sustentabilidade são constantemente debatidas, muito devido às regulamentações que obrigam as cidades se adequarem as novas diretrizes ambientais.

Visando assessorar as prefeituras quanto a gestão ambiental, principalmente com relação às questões relativas ao Município VerdeAzul, a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) propõe o desenvolvimento de ações integradas.

- Publicidade -

“Os municípios ganharam o enriquecimento dos seus Projetos considerando que ocorrerá o compartilhamento entre as cidades, o controle da qualidade ambiental, com responsabilidade ambiental mútua, que pressupõe o desenvolvimento de ações em conjunto e articuladas entre as Prefeituras e que favoreça o desenvolvimento sustentável”, define o presidente da Amnap, Samir Alberto Pernomian.

A proposta, que foi apresentada inicialmente para os gestores da microrregião de Adamantina no dia 8, deverá auxiliar os municípios na conquista do selo VerdeAzul. Na edição de 2015, apenas Dracena (13ª colocação), Flórida Paulista (34ª), São João do Pau D´Alho (50ª), Pracinha (66ª); Irapuru (76ª), Tupi Paulista (78ª), Osvaldo Cruz (88ª) e Nova Guataporanga (92ª) foram certificados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Amnap 2

Pernomian explica que a entidade centralizará os dados e as demandas dos 30 municípios que compõem a Associação. “A assessoria será prestada pelos próprios servidores das Prefeituras e profissionais voluntários que tiverem interesse em integrar o Projeto, bem como por meio de trocas e em havendo necessidades, demandas e recursos financeiros a Amnap instituirá equipes para isto, estando disponibilizada de imediato a assessoria jurídica para isto”.

O segundo encontro ocorreu nesta sexta-feira (15) com a microrregião de Dracena e a terceira reunião será realizado dia 22, com os gestores da microrregião de Tupã. “A troca de experiências já foi iniciada, consequentemente, assim que todo formatado o Projeto inicia-se a assessoria, mas, pode se constatar na primeira reunião que é uma via de mão dupla, à medida que o projeto vai sendo gestado, a assessoria já vai ocorrendo, por meio das trocas entre os técnicos”, comenta.

Prêmio Parceria VerdeAzul

Além do fortalecimento de ações ambientais públicas, a Amnap quer incentivar a iniciativa privada ou as pessoas estabelecerem parcerias com os municípios e Estado em projetos que beneficiem o meio ambiente. “O prêmio Parceria VerdeAzul reconhecerá os trabalhos que são desenvolvidos visando à preservação ambiental. Não se trata de premiação em dinheiro, mas, sim de reconhecimento do envolvimento com a melhora da qualidade de vida de todos”, finaliza Pernomian.

Publicidade