Baixas temperaturas exigem cuidados com a pele

Fisioterapeuta estética Estela Catelão dá dicas para cuidados com a pele durante o inverno.

Adamantina chegou a registrar 5ºC no início desta semana. As temperaturas mais baixas aliadas com a diminuição da transpiração corporal requerem cuidados especiais com a pele que fica mais seca nesta época do ano. Além disso, no inverno é comum tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Hidratação

A fisioterapeuta estética Estela Catelão explica que a pele do rosto e do corpo está sujeita a ressecamento no inverno. “O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações profundas, rica em vitaminas e antioxidantes o que pode trazer benefícios em longo prazo”.
A hidratação facial nutre a pele deixando mais clara e iluminada. “O resultado você nota desde a primeira aplicação. Utilizo uma máscara de chocolate que é antioxidante, regeneradora, nutritiva, rica em oligoelementos e ácidos graxos. Perfeita para realizar nesses dias de frio”.

Limpeza

A limpeza de pele também é indicada, principalmente para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. “Serve ainda para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento. A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio de peles secas, normal, oleosa ou mista”.

Tratamentos dermatológicos

No inverno também é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings. “O peeling é um tratamento estético feito por meio de ácidos totalmente seguros, onde a pele sofre escamação, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, mais saudável, bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições”, indica Estela.

A técnica trata manchas, como melasma, manchas senis, cloasma e sardas, acne grau I, II e III, poros dilatados, linhas de expressão e flacidez facial. “O peeling promove o afinamento da camada córnea, deixando a pele desvitalizada e sem nutrientes. Assim é necessário fazer nutrição ortomolecular, que restaura o tecido desta pele”.

E na nutrição ortomolecular são utilizados Sérums – dermocosméticos com eficácia cientificamente comprovada. “É um novo conceito de tratamento, ricos em proteínas, vitaminas, antioxidantes e alguns ainda utilizam extratos minerais de pedras semipreciosas que nutrem a pele profundamente”. O tratamento auxilia no equilíbrio do pH (potencial Hidrogeniônico) da pele, reparando e rejuvenescendo.

A limpeza de pele também é indicada, principalmente para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. (Foto: Ilustração/Internet)
A limpeza de pele também é indicada, principalmente para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. (Foto: Ilustração/Internet)

Cuidados para se ter em casa diariamente

– Beba no mínimo 2 litros de água
– Evite banhos quentes e muito demorados; evite usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele
– Use o hidratante logo após o banho
– Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free (sem oleo) nas áreas de maior oleosidade
– Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras
– Use filtro solar diariamente.

Serviço
A fisioterapeuta estética Estela Catelão atende na rua Fioravante Spósito, 607. Mais informações no (18) 99685-3314.

FONTEPor JOÃO VINÍCIUS / Grupo Impacto
Conteúdo anteriorSanto Expedito espera mil motociclistas na 11ª Moto Romaria
Próximo conteúdoPrefeitura alerta população para golpe do falso agente de saúde em Adamantina