O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29, a inserção dos Congressos de Iniciação Científica das Faculdades Adamantinenses Integradas (CICFAI 2016) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 17 e 21 de outubro.
Com isso, a FAI, agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), receberá recursos federais no valor de R$ 90,2 mil para financiar as atividades do evento e coordenar as ações da SNCT no interior paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Além de estar inserido em um contexto nacional, conseguir verbas para financiar a atividade científica num momento em que os recursos estão escassos é um grande mérito. Parte das atividades programadas será financiada com esses recursos”, comemorou o presidente da Comissão Organizadora do CICFAI 2016 e coordenador do Núcleo de Prática de Pesquisas e Extensão (NPP), Prof. Dr. José Aparecido dos Santos.
Como nas últimas edições, o CICFAI 2016 será composto por três categorias: Congresso de Iniciação Científica de nível universitário (X CICFAI Universitário), Congresso de Iniciação Científica direcionado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico (IX CICFAI Júnior), e ainda o Congresso de Pesquisa Científica voltado a graduados, professores e pesquisadores (VI CPCFAI).
“Esse evento é de suma importância para a Instituição porque vem aliar conhecimentos não somente dos nossos alunos ma também da região e de todo o Brasil, uma vez que recebemos alunos de várias instituições. É importante lembrar ainda que o CICFAI Júnior, voltado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, insere esses alunos na iniciação científica com a produção de pesquisas e artigos científicos”, destacou o diretor geral da FAI, agora UniFAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares.
O tema da SNCT deste ano é “A Ciência alimentando o Brasil” e, como a FAI mantém o Centro Integrado de Pesquisas com Abelhas (CIPAF) e esses insetos são responsáveis por cerca de 80% da produção de alimentos (por meio da polinização das plantas), a comissão organizadora do CICFAI 2016 enviou ao MCTI a proposta de pesquisa com o tema “A Ciência pesquisando e preservando as abelhas, garantindo a alimentação”, que deve permear os trabalhos dos Congressos de Iniciação Científica.
“Esse é um passo importante da nossa Instituição e representa o reconhecimento de um trabalho começado há anos. Este é o 10º CICFAI e a aprovação desse projeto veio a calhar porque pretendemos fazer uma edição comemorativa”, observou Santos ao confidenciar que a novidade é a realização da solenidade de abertura do evento na sexta-feira, 14 de outubro, para que as atividades dos congressos sejam realizados de segunda a sexta da semana seguinte (17 a 21 de outubro).
Programação
No decorrer da SNCT, concomitantemente às apresentações dos trabalhos, o CICFAI 2016 deve ainda oferecer aos participantes quatro cursos voltados à pesquisa, produção, genética e preservação das abelhas, inclusive um deles destinado para a melhor idade.
Os cursos previstos são “Abelhas para a melhor idade”, “Curso básico de meliponicultura para alunos dos ensinos Básico e Técnico”, “Jornada de atualização em meliponicultura” e “Produção de rainhas e melhoramento genético com abelhas africanizadas com ênfase na produção de mel, própolis, pólen e geleia real”. Além dos cursos, estão previstas também exposições ligadas à temática das abelhas e palestras vinculadas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.