A Semana Mundial do Aleitamento Materno termina nesta sexta-feira (5) em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.
Em Adamantina, alunos do curso de Nutrição da FAI, que fazem estágio de Nutrição Social, integram uma ação para celebrar a data. A ação está sendo desenvolvida em três unidades de saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESF Dorigo (Estância Dorigo), PAS II (Jardim Brasil) e Centro de Saúde (Vila Cicma) com o objetivo de incentivar as mães a amamentarem seus bebês de maneira e pelo tempo adequados. “A abordagem é feita enquanto as pacientes aguardam o atendimento médico e entregamos os panfletos falando sobre os benefícios que o leite materno traz para a criança e o que a amamentação traz para a mãe”, explicou a aluna Ana Raquel Perez, do 8º termo do curso.
A orientadora de estágio de Nutrição, Prof.ª Ma. Camila Maria de Arruda, diz que o aleitamento materno até os seis meses de idade é importante porque o leite oferece todos os nutrientes antígenos, que seriam como uma vacina própria para a criança, o que vai prevenir doenças e garantir o desenvolvimento cognitivo e pôndero-estatural (em relação a peso e estatura), prevenindo principalmente a obesidade e doenças crônicas no futuro. “Outros benefícios da amamentação, são o aumento do vínculo afetivo da mãe para com o bebê, o envolvimento da criança com os laços familiares, além da redução de custos com a compra de alimentos complementares não necessários para os primeiros meses de vida da criança”, avalia.
Minicurso
Na quinta-feira (25), o núcleo de estágio da disciplina de Nutrição Social da FAI realiza um minicurso de aleitamento materno e alimentação complementar, voltado às mães em período de amamentação ou de inserção de alimentação complementar aos seus bebês além do leite. O curso é gratuito e será realizado no laboratório de Técnica e Dietética do curso de Nutrição, no Câmpus II da FAI. São 20 vagas disponíveis. As inscrições podem feitas nas unidades de saúde com as alunas que passam por estágio.