A Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, por meio da Vigilância Epidemiológica, promove a partir da segunda-feira (22), a campanha de vacinação antirrábica. A vacinação na zona rural terá início em 12 de setembro. Segundo a veterinária do Departamento de Controle de Vetores, Thalita Luciano Rufatto, mais de sete mil animais, entre cães e gatos, deverão ser imunizados. “Adamantina conta com uma população canina de aproximadamente 5.991 cães e felina de 1.372 animais (na área urbana e rural).
A meta é vacinar 80% da população de cada espécie. Infelizmente a adesão em relação aos gatos muito baixa, por isso é importante a população se conscientizar da importância da vacinação”, enfatiza. A veterinária orienta que para facilitar o transporte de felinos é importante levá-los em sacos do tipo de rede (sacos de batata) ou caixas de papelão. “Já os animais de porte grande ou agressivos, nesses casos pedimos para levá-los em guias e focinheiras para evitar acidentes”, diz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vacinação
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).
Coleta de sangue
A Secretaria Municipal de Saúde informa que fará junto com a Campanha antirrábica a coleta de sangue em cães com idade a partir de seis meses, para diagnóstico de leishmaniose. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro até agora, foram realizadas 240 visitas domiciliares a pedido de moradores e 96 animais foram diagnosticados com a doença. “É importante que a população leve seu cão para realizar o exame”, concluí a veterinária.