Neste mês de agosto o Programa Integração AABB Comunidade e Projeto Anjo da Guarda trabalharam com as crianças e adolescentes os Jogos Olímpicos.
A equipe de Orientação Pedagógica trabalhou através de texto e roda de conversa, onde os educandos relataram que estavam acompanhando as Olimpíadas pela televisão.
Os educadores contaram a história de alguns atletas e ressaltaram que muitos deles que hoje representam o Brasil saíram de comunidades carentes e de projetos sociais. Falaram ainda que o Programa é um celeiro de grandes atletas: Leandro Pitarelli que conheceu o atletismo no Programa, Maila Ciciardi que se dedica ao basquete e ainda Thauan Keven e Lucimara Silvestre que competiram em Olimpíadas no atletismo.
Dentre as atividades fizeram as bandeiras de países que estão nos jogos Olímpicos, artesanato, capoeira, dança e esporte, produziram a tocha olímpica e arcos e ensaiaram um número de dança que foi apresentado na sexta-feira (19), na abertura das Olimpíadas AABB Comunidade.
As atividades envolveram os profissionais e educandos de todas as faixas etárias havendo a valorização, o respeito, a cooperação e a integração entre eles.
Também nessa sexta-feira foram iniciadas as Olimpíadas da AABB com a entrada dos atletas, o juramento, a apresentação de coreografia e o acendimento simbólico da tocha e da pira olímpica.
Outra situação colocada pelos educadores é o fato de todos os atletas enfrentarem muitos desafios e obstáculos para chegarem a uma Olimpíada tanto na parte social quanto econômica, o comprometimento com os treinos e as críticas por muitas vezes destrutivas, mas que apesar disso é preciso persistir.
Para a diretora/coordenadora Maria Silvia Furtado Forti Lázaro o mais importante das Olimpíadas AABB Comunidade é incentivar as crianças e adolescentes a acreditar e lutar pelos sonhos com determinação, que assim os sonhos se tornarão realidade.