As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), abriu nesta segunda-feira, 8, a Semana Jurídica 2016, organizada pelo curso de Direito da Instituição em parceria com a secção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento se estende até sexta-feira, 12, com palestras e debates sobre diversos temas.
Com a presença do diretor geral da UniFAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, da coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Ma. Mariângela Bergamini de Castro, do presidente da OAB local, Hélio Vieira Malheiros Júnior, da dirigente regional de Ensino da Diretoria de Ensino de Adamantina, Prof.ª Vera Lúcia Godoy Cazu, e da Prof.ª Ivoni Ramos, representante do grupo gestor da Justiça Restaurativa da Comarca de Adamantina, além de docentes, alunos e profissionais da área, o evento foi realizado no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II.
Na primeira noite, o juiz de Direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Adamantina, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, especialista em Direito Aplicado pela Escola de Magistratura do Estado do Paraná (Emap), abordou o tema da “Justiça Restaurativa – Esperança de humanização em um panorama de intolerância”.
Para a terça-feira, 9, a partir das 19h30, advogado presidente da OAB Presidente Prudente, Rodrigo Lemos Arteiro, ministra palestra sobre “Advocacia Criminal pós-modernidade”. Na quarta, 10, os participantes ouvem a explanação do advogado tributarista, professor de cursos jurídicos, palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB-SP, Gerson Shiguemori, sobre “Reflexos do novo CPC [Código de Processo Civil] no processo do trabalho”.
Para a quinta-feira, 11, está marcada a presença do advogado e consultor jurídico, doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rafael José Nadim de Lazari, com o tema “Crise Constitucional”. E, para encerrar a Semana Jurídica, o delegado de Polícia Civil, titular da Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (DISE) de Adamantina, Ricardo Dourado dos Santos, explana sobre “Drogas: prevenção e legislação”.