Beth Meirelles é candidata a vice-prefeita pelo PV ao lado de Cícero Mortari (PTB). Educadora com 45 anos de atuação na área de educação como professora, diretora e supervisora. Atualmente é diretora pedagógica da Escola Cristã de Ensino. É casada, mãe de um filho e participa ativamente da comunidade em vários setores. Na área pública atuou como vice-prefeita por oito anos onde conquistou várias verbas com deputados, principalmente na área social, além de ter atuado como secretária de educação do município por uma gestão.
Todos sabem das atribuições e responsabilidades de um prefeito, mas o vice-prefeito também tem relevante papel no futuro da cidade. Em sua opinião, qual é o verdadeiro papel do vice?
Beth Meirelles: Além da atribuição do vice substituir o prefeito em seus impedimentos, também, em uma gestão democrática e participativa, deve colaborar no trabalho da gestão, ajudando a detectar áreas deficitárias e buscando soluções para essas áreas. A colaboração de deputados do partido tem que ser efetiva com o prefeito e ajudando-o a buscar a participação da nossa gente nas decisões da comunidade.
Muitos dizem que o vice tem apenas uma função ‘figurativa’ dentro da Administração Municipal. Você concorda? Como pretende atuar?
Beth Meirelles: Discordo. Só tem função figurativa quando o prefeito assim o quiser. Quando vice-prefeita, mesmo quando não havia espaço procurei ajuda junto ao meu partido para que enviassem verbas. A área de infra-estrutura que demanda especial solicitação do chefe do executivo era mais difícil, mas trabalhei por diversas demandas das áreas sociais como: verbas para Santa Casa, Iama, Lar das Meninas, Apae, Lar dos Idosos e associações de bairros. Pretendo continuar com esse trabalho e posso conseguir muito mais, já que contamos com um deputado federal da região que inclusive destinou para o curso de Medicina R$ 950 mil para compras de equipamentos e R$ 650 mil para investir em alas do SUS, já pensando no Hospital Regional.
Nesta administração municipal o vice teve um papel importante, inclusive assumindo o comando da Prefeitura. Caso necessário, acredita estar preparada para assumir a gestão municipal?
Beth Meirelles: No caso de eleitos, caso necessário, estarei pronta e com disposição para assumir a gestão do executivo municipal. Acredito ter conseguido acumular capacidade de gerenciamento, não só no campo econômico, também no operacional por meio da colaboração, inovação, resolvendo problemas e atendimento na comunidade. Qualidades necessárias para encarar as dificuldades e desafios da gestão das cidades com orçamentos reduzidos.
Coincidentemente as duas candidatas a vice são mulheres. Você acredita que o papel da mulher na política adamantinense ainda é de coadjuvante?
Beth Meirelles: Ainda não é fácil a participação política das mulheres, porém, entendo que as mesmas estão ocupando cada vez mais espaços em todas as áreas do mercado, bem como, conquistando cargos de comando em empresas, instituições, igrejas, organizações e outros, demonstrando desta forma, condições adequadas e profissionais por meio do reconhecimento da capacidade e compromisso das mulheres.
Qual o principal desafio a ser enfrentado pela Administração Municipal?
Beth Meirelles: Os graves problemas urbanos, ambientais, sociais e econômicos influem em bloco nas administrações municipais; influindo muito nas áreas que mais de perto afligem a população, tais como: saúde, educação, moradia, emprego. Temos desafios em todas essas áreas. Para isso, a UniFAI, pode fazer a diferença neste cenário, pois ela é como um filho nos seus primeiros anos que precisa do amparo de seus pais para crescer forte e saudável, hoje muito poderá fazer pelos seus pais a Prefeitura que, com os impostos dos cidadãos a levaram a chegar onde está capacitada a ajudar a cidade a caminhar. Tenho certeza que a administração deverá contar com a mesma.
Para finalizar qual mensagem deixa a população adamantinense?
Beth Meirelles: O ato de governar é selecionar os problemas mais importantes do ponto de vista da sociedade que é quem determina o que deve feito. Acredito que o Cícero Mortari pela sua história de vida, reúne competência e habilidade para administrar nossa cidade. É empreendedor, não se curva sob a crise, além da força demonstrada na convenção, quando compareceram três deputados, sendo que os mesmos já abriram as portas de seus gabinetes para a cidade. É um ser humano com visão do próximo, possui formação acadêmica, porém, mais que isso, reúne qualidades como ninguém para entender os problemas da cidade, portanto, pedimos o apoio da população para que coloquemos tudo isso em prática.