Adamantina promove o 5º Encontro por uma Cultura de Paz

Encontro marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e será realizado das 7h30 às 17h30 no Câmpus II da UniFAI.

Alguns meses são simbólicos para a divulgação e o combate de certos problemas, como o mês de outubro, que, para falar sobre o combate ao câncer de mama, virou Outubro Rosa. Ou então o Novembro Azul, que serve para discutir o câncer de próstata. Com o mês de setembro não é diferente, ele pode ser conhecido por Setembro Amarelo e traz à luz um assunto muito importante: o suicídio.

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014 e alerta sobre  a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ele foi trazido ao Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

O suicídio ainda é um assunto tabu na sociedade, mesmo levando mais de 800 mil vidas por ano. As pessoas não falam sobre isso, mas não impede que seja uma prática comum.

Adamantina promove o 5º Encontro por uma Cultura de Paz

Em Adamantina, o movimento Setembro Amarelo está sendo organizado pela Rede Promover Vida, um coletivo de instituições, profissionais e pessoas em prol da vida. O 5º Encontro por uma Cultura de Paz, evento que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (celebrado em 10 de setembro), será realiza na sexta-feira (9), das 7h30 às 17h30, no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II da UniFAI. O evento abordará ações de promoção à vida e prevenção ao suicídio e outras violências.

“Esse encontro faz parte de ações locais associadas ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, instituído pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio, apoiada pela Organização Mundial de Saúde, para divulgar que suicídios podem ser evitados e estimular a ocorrência de discussões e ações efetivas de cuidados e prevenção. Neste ano o tema abordado é ‘Ligar, Comunicar, Cuidar’”, explicou a supervisora de estágio e coordenadora do Núcleo de Psicologia da UniFAI, Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon dos Santos.

Programação

A abertura do evento está marcada para as 8 horas, no Auditório Miguel Reale, seguida de uma palestra sobre o “Comportamento suicida, violência e cuidados”, ministrada pela Prof.ª Ana Vitória.

Às 9h40, está programada uma mesa redonda para debate sobre os temas: Comportamento suicida, violências, sociedade e políticas públicas; Estrutura e dinâmica de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social, com participação de integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina; Rede de Atenção Psicossocial: Momento de transição no Sistema Único de Saúde, com a secretária municipal de Saúde, Rosemary Idalgue Mantovani; e Sistemas de garantia de Direitos Humanos e o funcionamento em redes de redes, com a psicóloga Luciana de Mattos Dias. Na sequência, estão previstos debates e esboços sobre a Rede Promover Vida.

Depois do almoço, às 13 horas, a programação segue com a palestra “A morte escancarada: como lidar”, a ser ministrada pela Prof.ª Dra. Elaine Alves, que é membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

O encontro contará ainda com oficinas, palestras e roda de conversa, além de uma socialização de experiências e construção coletiva.

Inscrições

As inscrições ainda podem ser feitas, porém, mediante consulta sobre a existência de vagas. Mais informações pelos telefones (18) 3521-2819 e 99775-7844 ou pelo e-mail [email protected].

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

 

FONTEPor ROGÉRIO PIRES e DANIEL TORRES
Conteúdo anteriorUniversitários competem nos Jogos de Medicina neste final de semana
Próximo conteúdoAcidente envolvendo ambulância de Adamantina deixa um ferido na SP-294