A campanha nacional de multivacinação para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes teve início na segunda-feira (19), em todo o país. O objetivo principal é estimular que os pais levem os filhos para pôr em dia as vacinas, entre elas que imuniza contra poliomielite.
Segundo o Ministério da Saúde, devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema vacinal contra a pólio, que consiste em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão ora, a gotinha.
A campanha de vacinação contra a pólio tem o apoio do Rotary Club, que desenvolve o projeto End Polio Now, cuja intenção é acabar com a transmissão da poliomielite em todo o mundo.
Desde 1985, a Fundação Rotária foi responsável pela distribuição de vacinas que foram aplicadas em mais de 2 bilhões de crianças. Uma vez que casos da doença foram registrados no Afeganistão recentemente, a meta agora é dar fim à doença até 2017. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.
Os recursos são captados por meio de doações dos voluntários e também por parcerias estabelecidas com empresas e organizações. A campanha termina no dia 30 de setembro.