Em sua rede social na noite de quarta-feira (31), o prefeito Dr. Pacheco esclareceu seu posicionamento sobre a Expoverde. No texto, ele enfatizou que a função do “Gestor Municipal é decidir, mediante razões técnicas e financeiras, onde e como deve gastar o dinheiro público, dinheiro este que pertence a toda a população e é a ela que o Prefeito deve atender e prestar contas”, disse.
Dr. Pacheco continua e explica que o “quando não se tem dinheiro não se pode gastar de forma alguma em um evento que, por mais popular que seja, promove despesas incompatíveis com a realidade financeira do momento em que vive o Município”. O prefeito destacou ainda ser importante esclarecer que “a última edição da Expoverde gerou um gasto superior a R$ 500 mil, o qual tem sido suportado com recurso próprio, vez que os repasses dos convênios não ocorreram. Além disso, mencionada edição é objeto de Inquérito Civil no Ministério Publico, que visa apurar as responsabilidades”, enfatiza.
Considerando a precária situação econômica do Município, Pacheco relata que “foi editado o Decreto n°. 5.617 de 10 de maio de 2016, com medidas administrativas para o equilíbrio dos cofres públicos, disciplinando ações governamentais para o exercício de 2016. (…) Promovendo o planejamento, acompanhamento e controle de todas as ações governamentais e a busca do equilíbrio das contas públicas, para fins de cumprimento da Lei de Responsabilidade na Gestão Fiscal”, explica.
Festa do Peão
Pacheco disse também que uma empresa particular irá promover a Festa do Peão neste ano, inclusive com data marcada e grade de shows. “Tudo realizado através da maior transparência, mediante processo licitatório, sem nenhum gasto público, com previsão de receita pela utilização do espaço e pagamento de todos os impostos devidos ao Município, o que repercute de forma satisfatória à população. Desta forma, a tradicional Festa do Peão está resgatada de forma a garantir a diversão sem gasto publico”, fiz o prefeito.
O prefeito encerra a nota explicando que “é indispensável que a Administração Municipal saiba em que e como utilizar o dinheiro público, isso significa que a edição da Expoverde foi suspensa pelas condições mencionadas, mas com certeza para as futuras administrações há tempo hábil para planejar e realizar essa tradicional festa de Adamantina. Não se pode gastar quando não se tem dinheiro”, concluí.