Com 64 anos de funcionamento, Escola Estadual Helen Keller de Adamantina, vem se destacando ao longo dos anos como referência na educação. A instituição conta com mais de 800 alunos do ensino fundamental e médio, além do curso EJA (Educação de Jovens e Adultos). São 54 professores, 10 funcionários e cinco da equipe gestora.
Para a diretora da escola, Iracema Mazzaferro Fernandes Basílio, o resultado positivo é reflexo do trabalho coletivo dos profissionais que atuam na unidade e dos alunos que se mostram interessados nos estudos. “Desde 2.011 a escola cresce ano a ano, no índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que trata o ensino dos anos finais (8ª série ou 9º ano) nas redes municipais. Em 2015, a meta era 4.5 e a instituição atingiu a pontuação de 4.8, enquanto a meta nacional foi de 3,5.

Nos anos anteriores, apesar de não termos alcançado a meta do IDEB, a instituição cresceu em relação ao índice anterior, houve evidente desenvolvimento. Também, temos alcançado e ultrapassado o índice do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em 2015 ultrapassamos a meta de maneira significativa”, destaca a diretora.
Equipe e alunos fizeram diferença
O apoio pedagógico do supervisor, direção, coordenadores, mediador, presente na unidade de ensino e o esforço de toda a equipe de professores e funcionários fizeram a diferença para que a escola se destacasse, afirma a direção. A direção destaca ainda que os professores realizam avaliação externa de aprendizagem e intervenções com o objetivo de sanar as dificuldades identificadas no aluno, palestras envolvendo temas de importância para formação do aluno. Outro ponto importante na formação dos alunos são os projetos interdisciplinares, a motivação e a sensibilização dos professores.
“Os estudantes participam de atividades relacionadas à leitura com diversos projetos, visitas solidárias (Lar dos Velhos, APAE) e campeonatos esportivos com premiações”, destaca.
