
O delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chahin, informou na tarde desta quinta-feira (22) que, dos 54 municípios que compõem a área de abrangência do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-8) que tem sede em Presidente Prudente, 35 não possuem delegados.
Com isso, o índice das cidades da região que não possuem a presença da autoridade policial corresponde a 64,81%. Conforme Chahin, já existe a previsão de novas contratações de policiais para o Oeste Paulita e também para todo o Estado de São Paulo.
Chahin ainda informou que para auxiliar na redução do défcti de policiais um novo sistema de registro de ocorrências está em processo de experiência.
O piloto para elaboração de flagrantes via videoconferência é um procedimento recente adotado no Estado e após um período de aprimoramento também deverá ser implantado na região de Presidente Prudente.
Criminalidade
Com relação à criminalidade no Oeste Paulista, Chain a considera controlada. “A criminalidade na região é bem controlada. O índice de esclarecimentos é muito bom. Às vezes, não conseguimos evitar o crime, mas é importante que ele seja esclarecido. Essa região tem um dos melhores índices de esclarecimentos do Estado. Estou contetnte com a região”, afirmou.
Chain se encontrou na tarde desta quinta-feira (22) com todos os delegados da área de abrangência do Deinter-8, na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, para uma reunião com o objetivo de apresentar novas ideias e também ouvir a opinião dos policiais civis. Antes, ele esteve reunido com agentes da corporação em Presidente Venceslau.