Os últimos acontecimentos políticos no País têm chamado à atenção e mobilizado a população para discutir o tema. Seja pelas redes sociais, pela internet ou pelos veículos de comunicação, todos têm acesso aos principais fatos. Mesmo assim, a maioria dos jovens não está interessada pelo assunto e dispostos a participar da política.
Ao contrário desta maioria, Alcio Ikeda, de Adamantina, e Eduardo Fatinanci, de Lucélia, são exemplos de jovens engajados na causa pública. Eleitos no domingo (2), como vereadores, pretendem dar uma nova “cara” na política da região.
Com 23 anos, Alcio está envolvido com a política faz quatro anos, quando começou a exercer função de chefe de serviços do Almoxarifado Municipal.
O jovem adamantinense diz se inspirar no legado político deixado pelo avô, José Ikeda, que tem o seu nome no plenário da Câmara Municipal. “O meu convívio com a revolta da população com o Governo Municipal e com a falta de representatividade em geral de seus políticos, me trouxe a esperança de que, com empenho e dedicação, essa moralidade poderia ser resgatada. Esses foram os fatores que motivaram a minha candidatura”, afirma.
Já o professor Eduardo Fatinanci, conhecido como Lambari, de 27 anos, acredita que os jovens não estão desinteressados com a causa pública, mas, existem bloqueios políticos os quais oprimem os reais pensamentos da juventude devida à politicagem e brigas partidárias. “Eles acabam não conseguindo se identificar realmente com os ideais da política”, afirma.
Alcio acredita ainda em uma maior participação da juventude na política. “Com o passar do tempo pretendo convidar os jovens a discutir assuntos do interesse do município através de encontros, fóruns e debates, tanto presencialmente como em grupos das redes sociais, que, a meu ver, é uma das maiores formas de contato utilizado nos tempos atuais”, explica.
Já para Eduardo, o exemplo é a melhor maneira de aproximar os jovens da política. “Todos podemos fazer a diferença. A população de Lucélia necessita de uma política voltada à população e que se faça presente periodicamente, dialogando e mostrando a situação real do município e as ações que estão sendo tomadas constantemente”, finaliza.