A Câmara Municipal de Adamantina aprovou nesta segunda-feira (24), em primeira discussão, o projeto que aumenta o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2017. O placar da votação foi de 5 a 3 a favor da nova medida.
Os vereadores que votaram a favor do aumento foram: Agnaldo Galvão (DEM), Diniz Parússulo Martins (DEM), Roberto Honório de Oliveira (PSB), Hélio José dos Santos (PR) e Noriko Saito (PV).
Já os que se posicionaram contra a medida são: Luiz Carlos Galvão (Rede), Rogério César Sacoman (PSB) e Fábio Amadio (PV). A presidente da Casa, Maria de Lourdes Santos Gil (DEM), não vota.
A sessão foi marcada por debates entre os vereadores que se posicionavam contra e os que pediam a aprovação do reajuste.
Segundo o texto, o Projeto de Lei altera o valor da planta genérica de valores e propõe reajuste de 5%, além da inflação para 2017. Além disso, o Executivo decidiu que haverá reajuste do IPTU, este pela inflação que poderá chegar até 8%. O reajuste pela inflação é previsto em lei. Novo índice com aumento ( planta genérica + IPTU) poderá chegar a 12% dependendo do valor do imóvel.
2ª discussão
O projeto volta ao plenário para votação em segunda discussão, segundo o Legislativo ainda sem data marcada. A próxima sessão ordinária irá ocorrer no dia 7 de novembro, onde possivelmente, o PL será colocado em pauta para discussão dos vereadores.