Os 87 anos dos 3º anos do ensino fundamental da Emef Profª Maria do Carmo Menezes Mendonça, em Lucélia, aprofundaram seus conhecimentos sobre a personalidade que intitulou o nome da Escola.
Durante o 3º bimestre, os estudantes desenvolveram dentro do conteúdo de Ciências Humanas e da Natureza atividades relacionadas à história da escola. “Estabelecimento escolar de importância histórica no panorama educacional da região, visto ter sido não só a primeira Unidade Escolar do município, mas a pioneira de todo território compreendido entre Inúbia Paulista e Tupi Paulista”, destaca a diretora Nilza Dias.
Para contar a história de Maria do Carmo, o sobrinho José Fernando de Menezes Mendonça esteve na unidade falando sobre a vida da professora, o que prendeu a atenção de todos os alunos.
“Durante as aulas ministradas pelas Docentes, surgiu a ideia, juntamente com a mãe de uma aluna do 3ºano A, de convidar uma pessoa da família desta professora tão querida que intitulou o nome da Escola, para relatar sobre a vida da mesma enriquecendo assim o conteúdo programado. O Sr. José Fernando de Menezes Mendonça aceitou prontamente o convite e através de slides, fotos e relatos resgatou a história daquela que fez de sua vida um ideal de trabalho em prol do outro que por esse motivo foi perpetuada e honra os dias de agora”, comenta a diretora.
Histórico
Em 1950, a professora Maria do Carmo lecionou na unidade. Era conhecida pela dedicação, alegria, competente, entre outros atributos, mas faleceu cedo.
Em homenagem a sua história, em 1992, a unidade recebeu o nome de Escola Estadual de Primeiro Grau Profª Maria do Carmo de Menezes Mendonça, onde, mais tarde com a Municipalização, passou a ser chamada de ‘Emef Professora Maria do Carmo de Menezes Mendonça’.
“A equipe da unidade agradece imensamente ao sr. José Fernando de Menezes Mendonça pelo empenho e dedicação em trazer esse enriquecimento cultural sobre essa mulher honrada que batiza o nome da Escola, e em proporcionar uma brilhante volta ao passado”, agradece Nilza.