A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, realizou nos dias 17 e 18 de novembro a 5ª edição do Simpósio de Extensão Universitária “Por Extenso”. Para este evento a graduação em Psicologia da UniFAI, teve 11 trabalhos aprovados.
Os serviços de extensão universitária financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram representados por três projetos: “Um outro olhar sobre a orientação profissional: orientação para a vida” e “Formação docente em Psicologia e estratégias de leitura para uma compreensão leitora” coordenados pela Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon Carlos dos Santos e o projeto “Extensão Universitária e Licenciatura: práticas de Psicologia Social no ensino de Geografia”, coordenado pelo Prof. Me. Cassiano Ricardo Rumin. Outras práticas dirigidas à comunidade também foram apresentadas e englobam estágios profissionalizantes da área de educação, saúde, psicologia institucional e práticas clínicas.
O conjunto variado de ações em Psicologia da UniFAI foi representada pelos serviços da “Rede Promover Vida”, que apresentou três trabalhos. Destaca-se o projeto “Atenção psicológica a pessoas com risco de suicídio em um serviço-escola – parceria Rede Promover Vida de Adamantina”.
Outros serviços de extensão em saúde mental participaram do Por Extenso com quatro trabalhos abrangeram o plantão psicológico em escolas, psicoterapia de grupo nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o fazer criativo do projeto “Sucarteando” e sob a coordenação da Prof.ª Dra. Fúlvia de Souza Veronez, as intervenções em Psicologia Hospitalar. O projeto de atenção à saúde mental no sistema prisional, que desde 2004 é desenvolvido junto a Secretaria de Administração Penitenciária, e as experiências na Central de Penas e Medidas Alternativas também foram destaque na UEL.
“A cada ano as práticas profissionalizantes são ampliadas, o que resulta em maior número de oportunidades de estágio remunerado e solidez na formação em Psicologia”, destacou o coordenador do curso, Cassiano Rumin.