29.1 C
Adamantina
sábado, 25 janeiro, 2025

Liga de Medicina promove palestra para universitários do curso de Pedagogia da UniFai

Objetivo foi orientar os futuros pedagogos a como proceder em caso de emergência no ambiente escolar

A Liga Acadêmica de Medicina Intensiva, ligada ao curso de Medicina das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), promoveu na noite desta quinta-feira, 3, no Laboratório de Enfermagem do Câmpus II, uma palestra sobre Suporte Básico de Vida a aproximadamente 60 alunos do 6º termo de Pedagogia da Instituição.

“O objetivo da palestra foi orientar os alunos de Pedagogia a como proceder em caso de emergência dentro do ambiente escolar”, explicou o presidente da Liga, Gustavo Andrade, do 3º termo de Medicina.

- Publicidade -

O evento, idealizado pelo diretor de Atividades Práticas da Liga, Caio Janeiro, abordou técnicas de primeiros socorros principalmente em casos de engasgos, convulsões, desmaios, queimaduras e paradas cardiorrespiratórias e foi dividido em dois momentos: teórico e prático.

“Estamos muito felizes e agradecemos a todos engajados em todo o planejamento dessa aula, pois é possível verificar um conhecimento enriquecedor que acrescentará muito na formação desses futuros pedagogos”, disse a coordenadora do curso de Pedagogia, Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho.

Participaram como palestrantes Gustavo Andrade, Caio Janeiro, Lucas Pessoa, Ana Clara Mamede, Murieli Fonsati, Bianca Cidin e Carolina Lopes, todos alunos do 3º termo de Medicina da UniFAI e integrantes da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva.

As Ligas

Os estudantes das duas turmas de Medicina da UniFAI organizaram neste segundo semestre as Ligas Acadêmicas do curso. Ao todo, por enquanto, são nove: Cardiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria.

“A Liga é um grupo de estudo extracurricular que tem como objetivo o aprofundamento em cada área, não somente no âmbito de estudo, mas na interação com a comunidade também. Assim, a gente pode, além de conhecer mais a área, apresentar projetos científicos e ajudar a população de Adamantina”, explicou Bruno Marques Borghetti, do 3º termo e presidente da Liga de Cardiologia.

Para fazer parte da Liga o aluno precisa apresentar o interesse em uma área específica do curso e se candidatar para as inscrições de admissão, que é feita mediante uma espécie de processo seletivo por meio de prova aplicada pelos próprios membros da agremiação, de acordo com as vagas disponíveis.

“A gente se reúne em um dia da semana, por aproximadamente duas horas, sendo que cada Liga tem um horário, e um médico especialista daquela área [correspondente à Liga] vai integrar o conhecimento da área dele com o que adquirimos até agora no segundo e terceiro termos de Medicina e vai explicar, por meio de aula ou seminário, tentando nos integrar ainda mais na sociedade através de projetos e mostrando a relação que há entre o estudo e a prática”, pontuou Luanna Rondina.

Publicidade