Nos dias 13 e 14 de dezembro, 2.010 reeducandos realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), em 18 unidades prisionais da região. As provas serão aplicadas para pessoas que cumprem pena nos municípios de Dracena, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Tupi Paulista.
Em todo o sistema prisional paulista, serão 15.855 pessoas presas que farão as provas em 155 presídios, representado 93,37% do total de unidades prisionais do estado.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), assim como a prova que aconteceu no início do mês de novembro, o Enem PPL é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São exigidos os mesmos conteúdos do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil.
O exame pode servir para obter o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, além de poderem concorrer a uma vaga de curso de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Programa Universidade Para Todos (Prouni).
De acordo com a SAP, para a preparação deste ano, a maioria das unidades prisionais participantes têm grupos de estudo coordenados por monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e por professores das escolas vinculadas – desde 2013 o ensino nos presídios é oferecido por professores da rede pública, através de parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, mais de 32 mil presos estudam entre o ensino formal e não formal (cursos profissionalizantes, extracurriculares, atividades complementares) em todo o Estado de São Paulo, segundo a SAP.
UNIDADE PRISIONAL | NÚMERO DE PRESOS |
---|---|
Penitenciária de Dracena | 74 |
Penitenciária de Flórida Paulista | 143 |
Penitenciária de Irapuru | 87 |
Penitenciária de Junqueirópolis | 162 |
Penitenciária de Lucélia | 140 |
Penitenciária de Marabá Paulista | 112 |
Penitenciária de Martinópolis | 154 |
Penitenciária de Osvaldo Cruz | 120 |
Penitenciária de Pacaembu | 159 |
Penitenciária de Pracinha | 150 |
P1 de Presidente Bernardes | 79 |
Penitenciária de Presidente Prudente | 144 |
P1 de Presidente Venceslau | 50 |
Penitenciária de Tupi Paulista | 90 |
Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes | 23 |
Centro de Ressocialização de Presidente Prudente | 51 |
Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu | 68 |
Penitenciária Feminina de Tupi Paulista | 204 |