Mesmo ainda faltando um mês para a estação mais esperada do ano, o verão, as altas temperadoras já predominam na região, aperitivo do que vem por aí por conta do calor.
Com o horário de verão e as temperaturas subindo, começamos a transpirar mais, sentir mais sede, cansaço e até inchaço. Por isso, são necessários alguns cuidados com a hidratação, pele e alimentação.
A nutricionista Heloísa Gorni Mendonça dá algumas dicas para se manter saudável na época mais quente do ano.
Hidratação
Se a sua ingestão de líquidos for baixa, é melhor começar a mudar seus hábitos. Quanto maior a temperatura, maiores são as nossas necessidades. “Para o consumo de água não existe um valor fixo, mas pense que para cada quilo de peso corporal você vai precisar de aproximadamente 30 ml”, recomenda a nutricionista.
Sucos naturais, água de coco, infusões de ervas naturais e frutas são ótimas opções para também auxiliar no aumento da hidratação, mas com moderação.
“Atenção e muito cuidado com a ingestão de refrigerantes: o açúcar presente faz com que o organismo capte água para digeri-lo diminuindo, assim, a hidratação corporal”, alerta.
O mesmo acontece com o álcool que, além de não hidratar o corpo, pode favorecer a perda de líquidos pelo aumento da produção de urina por conta da diminuição do hormônio antidiurético ADH.
Pele saudável
Com o aumento da temperatura e da incidência dos raios ultravioleta, todo cuidado é pouco com a pele, que tem como uma de suas principais funções a proteção do corpo humano. Mas, tem como aproveitar o sol de forma saudável.
“Se você ama um sol, vale a pena investir no consumo de cenoura, manga, mamão e abóbora, pois são alimentos ricos em betacaroteno, garantindo um bronzeado bonito e duradouro. O pigmento que da cor a nossa pele é a melanina, e para ocorrer a sua síntese é preciso da vitamina A, que por sua vez utiliza o betacaroteno como matéria-prima”, explica Heloísa.
A nutricionista também recomenda o consumo de alimentos fontes de vitamina C, como laranja, abacaxi, maracujá, acerola. “Essa substância auxilia no combate de radicais livres protegendo a pele”.
Comida leve
Também com o verão, o metabolismo fica mais lento, sendo necessário uma alimentação leve que a base sejam produtos naturais ou minimamente processados.
“Frutas, legumes e verduras, esses alimentos possuem alto teor de fibras e fornecem poucas calorias, proporcionando fácil digestão e mais disposição para aguentar os dias mais quentes”, disse Heloísa, que completa: “evite o excesso de alimentos industrializados, pois são na maioria ricos em sódio ocasionando inchaço que é mais comum no calor”.
Serviço
A nutricionista Heloísa Gorni Mendonça atende na Clínica Bella Vita, que fica na rua General Isidoro, 297 – centro de Adamantina. Informações no: (18) 3522-8190.