Aos 19 anos, o mesatenista Luan Bruno Parra Barbosa, de Adamantina, e que hoje é atleta do tênis de mesa no ADC Estrela de Ouro, de Santos (litoral paulista), teve seu desempenho esportivo reconhecido mais uma vez, com uma nova oportunidade para a carreira: foi convidado a estagiar na Academia de Tênis de Mesa TopSpin Sport Performance, localizada em Bad Aibling, no sul da Alemanha.
A TopSpin é um centro de treinamento profissional do tênis de mesa na Alemanha, que oferece treinamento para jogadores amadores e profissionais. Além da oportunidade de aprimorar sua técnica, Luan pode ganhar visibilidade, o que pode abrir portas no cenário esportivo brasileiro e internacional, na modalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desafio
Diante dessa oportunidade única, o desafio agora é fora dos ginásios, e mobiliza a família, amigos, fãs do esportista e sobretudo seus pais – Jair Marcos Barbosa e Lu Parra -, para arrecadar recursos e viabilizar sua ida à Alemanha. O embarque está previsto para o final de janeiro e é preciso levantar os meios para custear sua viagem e sua estadia por lá.
Patrocínio
A família prepara uma rifa para colaborações espontâneas e deve visitar empresários e lideranças da cidade e região, na tentativa de levantar os recursos e criar a condição para que o esportista usufrua dessa oportunidade de formação, dentro de centro de excelência em tênis de mesa, na Europa.
Trajetória vitoriosa
Luan pratica tênis de mesa desde os 14 anos. Antes disso praticava karatê e próximo de alcançar a faixa preta, descobriu que se identificava mais como o novo esporte, passando a assumi-lo com garra e responsabilidade. A partir daí, não parou mais.
Sua mãe, a comerciante Lu Parra, explica que o primeiro contato de Luan com o tênis de mesa se deu de maneira despretensiosa, quando era estudante na Escola Cristã de Adamantina, e foi disponibilizada uma mesa para os alunos jogarem. Depois, passou a treinar no ginásio de esportes da Emef Navarro de Andrade. Com dedicação e treinos diários, o mesatenista obteve resultados rápidos e conquistou muitas etapas da Liga Oeste Paulista. Já em 2012 foi campeão juvenil e considerado o melhor do Oeste Paulista nesta categoria. Depois, por meio do programa Bolsa Talento Esportivo, desenvolvido pela Prefeitura de Adamantina, passou a treinar como bolsista.
Reconhecimento
Seu talento no tênis de mesa foi rapidamente reconhecido. Em 2013, Luan foi convidado a treinar na Associação Nova Era de Bauru, quando mudou para lá. O espaço é um centro de treinamento para atletas de alto rendimento e realiza, também o esporte social junto à comunidade.
Depois dessa temporada em Bauru, em agosto do ano passado Luan foi chamado para treinar e competir no ADC Estrela de Ouro, em Santos, onde está treinando e morando até agora.
A próxima competição na agenda esportiva de Luan Bruno acontece dias 17 e 18 de dezembro, quando participa do Campeonato Estadual de Clubes, um torneio realizado pela Federação de Tênis de Mesa do Estado de São Paulo e com o apoio da TheThona TT, onde tem grandes chances de vencer na categoria.
Prêmios conquistados em 2016
Campeão juventude de três etapas do Paulista; Vice-campeão do Paulistão; Melhor atleta do ano sub21 do Estado de São Paulo (Primeiro do ranking); Campeão do rating e da categoria na Copa Brasil em Toledo (PR); Campeão por equipes dos Jogos Regionais; Campeão brasileiro pela Seleção Paulista sub21