Aluno do último termo do curso de Ciência da Computação das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o jovem Lucas Borges Rondon já garantiu a escala de mais um degrau em sua carreira profissional ao ser aprovado no Programa de Mestrado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A primeira etapa do processo de seleção se deu após o envio de três cartas de recomendação dos professores da UniFAI, do currículo, de uma carta de apresentação, do Plano de Trabalho e do Histórico Escolar, tendo sido considerada também a nota do PosComp (Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação). “Graças às matérias que tive durante o curso na UniFAI, tive todo o preparo necessário para realizar o exame do PosComp e obter uma nota boa”, disse Rondon.
A segunda etapa foi marcada por uma entrevista com um professor da Unicamp. O curso será realizado presencialmente e a duração ideal do mestrado em Ciência da Computação é de dois anos.
“O tema que apresentei no Trabalho de Conclusão de Curso (Otimização de Rotas por Algoritmos Genéticos) ajudou bastante no processo de seleção, pois se trata de uma meta-heurística (técnica de otimização) valiosa e bastante utilizada para resolução de problemas complexos do mundo real enfrentados atualmente”, detalhou, ao revelar que, depois de concluir o mestrado, já pensa em ingressar no doutorado em Ciência da Computação também na Unicamp.
Segundo Lucas, o curso de Ciência da Computação da UniFAI forneceu a ele o preparo necessário para alçar mais esse voo. “É um ótimo curso pra quem pretende trabalhar na área e garantia de emprego rápido no meio empresarial, pois, graças ao curso, já trabalho na área colocando em prática toda a teoria aprendida na faculdade. E também pra quem quer aprofundar e seguir carreira na área acadêmica. No curso de Ciência da Computação da UniFAI eu senti que os professores são comprometidos com a qualidade de ensino e possuem ampla experiência na área”, concluiu.
As aulas do Lucas no Programa de Mestrado da Unicamp têm início já no primeiro semestre de 2017.