Moradores relatam infestação de escorpiões em Adamantina

Do início de janeiro até 30 de novembro foram registrados 298 chamados de moradores que encontraram escorpiões em casa

O aparecimento constante de escorpiões em diversos locais de Adamantina tem causado pavor entre a população nas redes sociais.

O morador da Vila Jamil de Lima, Marco Aurelio Justo Castanharo, publicou uma foto que mostra um escorpião dentro do banheiro da casa dele, localizada no Conjunto Habitacional Azaléas. “Importante ressaltar que o apartamento fica no quarto andar! Meu filho de cinco anos se preparava para tomar banho, quando minha esposa viu o escorpião e evitou o pior. Todo cuidado é pouco, principalmente com as várias crianças que moram no local”, escreve.

Após a postagem em uma rede social, surgiram dezenas de comentários. A jovem Ana Paula Ferreira disse também ter encontrado um escorpião na porta da cozinha da casa da avó, moradora no mesmo bairro. Rosimeire Santos, moradora jardim Brasil, afirmou que em um período de 10 dias, encontrou dois escorpiões.  Dani Amaral, moradora do Jardim das Acácias, comentou que também que localizou dois.

Levantamento

O IMPACTO solicitou ao DCV (Departamento de Controle de Vetores) levantamento sobre o número aparecimento de escorpiões em Adamantina. Os dados são amedrontadores. Do período de 4 de janeiro à 30 de novembro deste ano, foram registrados 298 chamados de moradores que encontraram escorpiões em casa, ou seja, uma média de 30 casos por mês.

O centro é o local de maior ocorrência, com 61 registros, seguido pelo Jardim Brasil com 29 casos e Vila Jamil de Lima, com 23 ocorrências. O balanço realizado pelo departamento mostra que durante todo o ano passado foram 266 casos comunicados ao órgão municipal.

Segundo o DCV, há um aumento da população de escorpiões no verão, período em que eles se reproduzem. O escorpião amarelo – espécie encontrada no município – se reproduz através da partenogênese (desenvolvimento de um ser vivo a partir de um óvulo não fecundado), o número de filhotes varia entre 15 e 25.

Bairros com maiores incidências de escorpiões em Adamantina 

Foto: Ilustração/Internet
Foto: Ilustração/Internet

Centro (61) ; Jardim Brasil (29);  Vila Jamil de Lima (23); Vila Industrial (21); Vila Joaquina (17); Vila Jardim (15); Vila Cicma (14); Jardim das Acácias (14); Jardim Primavera (8); Parque do Sol (7); Vila Endo (6); Jardim Adamantina, Residencial Eldorado II, Conjunto Mário Covas, Conjunto Ipê, Estância Dorigo, Parque Cecap (5);  Residencial Giuliano, Jardim Paulista, Vila Fátima, Parque Itamaraty (4); Residencial Eldorado I, Vila Oliveiro, Bairro Lagoa Seca (3); Jardim Ipiranga, Jardim América, Jardim Bela Vista, Residencial Aguapeí, Jardim Bandeirantes, Jardim dos Poetas, Parque Jaraguá, Jardim das Alamandas, Parque Tangará, Bairro Monte Alegre (2); Aeroporto Municipal, Parque Itapuã, Área Industrial, Parque das Nações, Bairro Aidelândia, Residencial Gran Village, Parque Itaípus, Residencial Siqueira II (1).  Total: 298 registros

Fonte: Departamento de Controle de Vetores

Comunicação

Em nota, o departamento de Controle de Vetores informou que mediante comunicação de aparecimento de escorpiões (via telefone ou pessoalmente) é preenchida uma ficha de Busca Ativa de Escorpiões. “A partir desse momento e dentro das possibilidades, é deslocado para o endereço solicitado um funcionário capacitado para realizar vistoria visando à busca e captura de possíveis escorpiões no imóvel em sua parte interna e externa. Caso a residência seja livre de locais propícios para o escorpião esconder-se e procriar-se, o funcionário responsável pela visita faz orientações e recomendações ao morador a fim de evitar que novos episódios aconteçam, ao final o morador presente na residência no ato da visita assina a referida ficha como forma de provar que o funcionário esteve presente e que o trabalho foi realizado. Caso o funcionário reconheça a necessidade de estender a vistoria de Busca Ativa às casas vizinhas ao endereço solicitado, o mesmo o fará”, explica a nota.

Inseticidas

O departamento afirmou ainda que não faz nenhum tipo de aplicação de inseticida em residências. “A aplicação de inseticida ocorre somente em creches, escolas e cemitério municipal”, complementa.

Orientações

O DCV orienta a população a manter os quintais limpos, uma vez que entulhos podem servir de abrigo para os escorpiões. Em caso de picada, a vítima deve primeiro procurar atendimento no pronto-socorro, de onde poderá ser encaminhada para a Santa Casa para receber o antídoto contra o veneno.

Ao localizar um escorpião, o morador deve entrar em contato com o Departamento Controle de Vetores para registrar a ocorrência para que um funcionário se dirija até o local e avalie a situação.

Serviço 

O Departamento de Controle de Vetores esta localizado na rua Arno Kieffer, 257. Telefone para comunicar casos relacionados a escorpiões é o 3522-5120.

 

FONTEPOR ROGÉRIO PIRES | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorJustiça Eleitoral reprova contas da campanha do prefeito eleito de Lucélia
Próximo conteúdoRestaurante e Marmitaria ‘Mineiro e Vanessa’ traz o melhor da gastronomia