Prefeitura de Parapuã deve rescindir contrato com empreiteiras

Três importantes obras estão paralisadas ou caminham a passos lentos em Parapuã.

Três importantes obras estão paralisadas ou caminham a passos lentos em Parapuã. São a Creche Escola, Academia de Saúde e o novo calçamento da avenida São Paulo, via principal da cidade.

Devido aos impasses, o prefeito Samir Alberto Pernomian deve reincidir os contratos com as empreiteiras, segundo orientação do Tribunal de Contas.

Calçamento da avenida São Paulo está com 27% concluído. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)
Calçamento da avenida São Paulo está com 27% concluído. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)

Calçada da avenida São Paulo

Uma das obras mais aguardadas, principalmente pelos comerciantes devido à padronização da área comercial de Parapuã, a reforma do calçamento da avenida São Paulo e adequação de acordo com a lei de acessibilidade já deveriam ter sido concluídas.

A ordem de serviço para construtora foi feita em setembro de 2015, sendo prorrogado para mais oito meses devido ao não cumprimento do prazo. Mesmo com a nova data para o término, previsto para março de 2017, a Prefeitura deve romper o contrato devido à obra estar paralisada. “A empresa alega falta de pagamento do Governo Federal, mas uns dos quesitos para se participar de uma licitação é a garantia de haver recursos para realização da obra, o que atualmente não é cumprido”, afirma o prefeito. “Fazem mais de três semanas que os funcionários da empreiteira não comparecem na obra, que está sendo ainda mal feita. Buscaremos, juridicamente, as formas de garantir a integridade dos recursos públicos”, destaca.

O prefeito explica ainda que foi realizada reunião com a construtora, com a participação de representantes da Associação Comercial e Industrial de Paupauã, na busca de uma solução para o impasse. “A empreiteira garantiu a continuidade da reforma, o que novamente não está sendo cumprido”, diz, indignado.

Obra da Creche Escola está 60% finalizada. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)
Obra da Creche Escola está 60% finalizada. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)

Creche Escola

Com 60% da obra concluída, a construção da Creche Escola da rua Pará caminha a passos lentos. Segundo a Administração Municipal, a ordem de serviço para início das obras foi feita em setembro de 2013, com prazo de 315 dias para conclusão.

Como não foi finalizada a construção da unidade educacional, a Secretaria de Estado da Educação autorizou a prorrogação do prazo em dois, que se finaliza no próximo dia 20, e também não será cumprido.

“Durante todos esses anos, a empresa foi notificada várias vezes, além de fiscalizações periódicas. Aditamos o prazo para tentar concluir a obra sem perdas para o município, mas a empreiteira não colabora”, afirma Samir.

O valor do convênio é de R$ 1.657.628,80, sendo 10% do valor destinado para compra de equipamentos e materiais permanentes.

Academia de Saúde está paralisada aguardando liberação de recursos. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)
Academia de Saúde está paralisada aguardando liberação de recursos. (Foto: Assessoria de Imprensa/Cedida)

Academia de Saúde

A Academia de Saúde instalada na ‘Praça do Rotary’ no Conjunto Sol Nascente também aguarda a conclusão por parte da construtora. A empresa aguarda a liberação da 2ª e 3ª parcela do Ministério da Saúde para retomada da obra.

A construção do espaço de lazer e saúde iniciou-se em julho de 2015, tendo que ser finalizada em janeiro deste ano, o que também não ocorreu.

FONTEPOR João Vinícius | Grupo Impacto
Conteúdo anteriorLucélia alavanca geração de empregos na microrregião
Próximo conteúdoGrupo de oração de jovens realiza 4º luau neste sábado