Após as fortes chuvas registradas na madrugada desta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços de Adamantina realizou um levantamento dos pontos com danos graves e iniciou uma operação de urgência para a recuperação e o apoio às famílias prejudicadas na cidade. Choveu 105 milímetros e foram registrados danos na malha viária, em calçadas, residências, árvores, tubulações e na ponte do Parque dos Pioneiros. Também foram constatados problemas na sede do Conselho Tutelar. Famílias tiveram suas casas invadidas pela água, danificando móveis e eletrodomésticos.
Foram nove pontos de alagamento: na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva de Adamantina (Acrea), no cruzamento entre a Alameda Capitão José Antonio de Oliveira e a Rua Nove de Julho; no cruzamento da Alameda Expedicionários com a Rua Euclides da Cunha; no cruzamento da Alameda dos Expedicionários com a Alameda Santo Antônio; no cruzamento da Alameda Maria Cândida Romanini com a Alameda Deputado Salles Filho; no Parque dos Pioneiros, com danos no interior do parque e erosão na ponte da Alameda Francisco José de Azevedo; e na região da sede do Conselho Tutelar, na Alameda Fioravante Spósito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os pontos danificados foram visitados pelo prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (DEM), e pelo secretário de Obras e Serviços, Welington Zerbini.
Na ocasião, os cidadãos que sofreram prejuízos em suas residências em decorrência das chuvas foram ouvidos. A administração municipal também analisou possíveis intervenções para a solução urgente dos pontos mais críticos.
Na zona rural, a chuva destruiu a ponte do “Bairro do Burrinho”, na estrada rural ADM-355.
Assistência Social
Um mapeamento das famílias que tiveram suas casas invadidas pela água foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O levantamento apontou que elas perderam geladeiras, sofás, colchões, camas, guarda-roupas, fogões e colchões.
Aqueles que sofreram prejuízos podem ser ajudados por meio de doações. Os interessados em se solidarizar podem procurar o Cras, localizado na Alamelda Joaquim Nabuco, 402, no Centro, próximo ao Tiro de Guerra.. Informações também podem ser obtidas pelos telefones (18) 3522-1067 e (18) 3521-3239.
A Secretaria de Obras e Serviços também colaborou auxiliando os moradores das casas invadidas pela água com o carro-pipa, na limpeza do barro alocado dentro das residências.
Conselho Tutelar
Como o espaço físico do Conselho Tutelar foi danificado, inclusive sua linha telefônica, a Secretaria de Assistência Social informou que o órgão poderá ser acionado pelos números (18) 99621-6202 e (18) 99722-6128.