Pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, estão sem conseguir pegar 20 tipos de remédios. Alguns deles são usados, por exemplo, em tratamentos de doenças cardíacas, outros para diabetes e até psiquiatria. São 1.400 usuários que retiram medicamentos de alto custo nos postos de saúde da cidade. Por mês, são fornecidas em média 16.500 receitas.
Drama
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em fevereiro de 2016, o IMPACTO mostrou o drama dos moradores que precisam constantemente de medicamentos da Farmácia Municipal. Muitos sem alternativa eram obrigados a comprar medicamentos, mesmo sem ter condições financeiras para isso. Na época, a Prefeitura informou que os recursos que Administração Municipal disponibilizava para aplicar na área de saúde não são suficientes para cobrir a demanda do município e devido à queda arrecadação havia deixado de pagar alguns fornecedores. Quase um ano depois, a situação não mudou.
Providências
O IMPACTO questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre a situação dos medicamentos. A diretora de Saúde, Bruna Furini confirmou que a Farmácia Municipal permanece com falta de medicação, pois ainda não houve tem hábil para regularizar a questão do pagamento dos fornecedores e destaca. “A Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Finanças já estão regularizando a questão dos pagamentos para que haja a reposição dos medicamentos na farmácia central”, diz.
Com relação às providências, a Diretora de Saúde informa que a Prefeitura já entrou em contato com os fornecedores para realização de acordo de pagamento das pendências de 2016 para que haja o restabelecimento do estoque e assim reposição dos medicamentos para distribuição à população. “Aproveitamos também para pedir a colaboração e compreensão da população neste momento até que todas as pendências sejam regularizadas”, enfatiza.
LISTA COMPLETA DOS MEDICAMENTOS EM FALTA
Pertencentes à lista de Componentes Básicos da Assistência Farmacêutica
Doenças Cardíacas: Sustrate 10mg, Carvedilol, Digoxina 0,25mg e Ritmonorm 300mg;
Dislipidemias: Sinvastatina 10mg e 20mg;
Hipotireoidismos: Levotiroxina 25 mg, 50 mg e 100mg;
Antiinflamatório: Diclofenaco 50mg;
Psiquiatria: Carbamazepina 200mg;
Diabetes: Glicazida 30mg;
Xarope Expectorante: Guaco;
Antibióticos: Ceftriaxona 1g injetável.
Não fazem parte da lista de Componentes Básicos da Assistência Farmacêutica:
Antinflamatórios: Nimesulida 100mg, Cetoprofeno 100mg, Diclofenaco gel;
Psiquiatria: Paroxetina 20mg e Bromazepam 3mg;
Diabetes: Glimepirida 2mg;
Xarope Antialérgico: Dexclorfeniramina;
Pomada: Neomicina + Bacitracina.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde