A Prefeitura de Dracena interrompeu nesta sexta-feira (27) as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantiga de Ninar, localizada no Bairro Emílio Zanatta, após a confirmação de dois casos de meningite viral em crianças que frequentam a mesma unidade de ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, as crianças estão internadas na Santa Casa de Dracena, onde passam por atendimento médico. Segundo o Poder Executivo, elas estão bem e não correm risco.
Durante o período de interrupção das aulas, a escola passará por limpeza e dedetização. O funcionamento normal será retomado no dia 2 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da higienização, a secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, Mirian Rocha do Carmo Iasniswski, ressalta que a suspensão do funcionamento da creche também é uma medida preventiva à saúde das crianças que estudam no local.
A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave, mais frequente do que a meningite bacteriana e melhora sem tratamento específico. É causada, em geral, pelos enterovírus, mas outros vírus que podem ser evitados por vacinação (tríplice viral ou tetra viral) também podem provocar a doença.
Estes vírus podem, também, ser transmitidos por contatos próximos, comuns entre membros da mesma família. As pessoas com contato próximo com pacientes portadores de meningites virais não necessitam de tratamento preventivo com antibióticos, mas deverão lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool para evitar a transmissão desses vírus.
Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.
Em Dracena, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública já realizou a investigação hospitalar, representada pela enfermeira Jacqueline Maria de Souza, da Vigilância Epidemiológica, inclusive dirigindo-se até as Emeis que estão abertas neste período de férias, para orientação.
Medida preventiva
Na semana passada, uma creche localizada em Panorama também foi interditada de forma preventiva pela Prefeitura devido a dois casos de meningite viral em crianças matriculadas na unidade de ensino. Profissionais das áreas da educação e da saúde fizeram a limpeza do local.