Você já deve ter ouvido falar do pilates, que é um exercício que trabalha a postura, resultando em ganho de força e de flexibilidade. Pensando nessas atividades, profissionais desenvolveram o pilates funcional, novo método que combina o pilates convencional a outras técnicas, como a musculação.
A especialista, Ana Paula Natera Passoni Cardoso, explica que o pilates funcional tem a base de condicionamento físico, é mais dinâmico e os movimentos são mais intensos que a técnica clássica. O objetivo é o emagrecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“No pilates funcional trabalhamos todos os grupos musculares de uma vez, utilizando os movimentos naturais do corpo (agachar, levantar, saltar, correr, empurrar, puxar). Os treinos são muito mais pesados e intensos”, explica Ana Paula. “O interessante deste método é que pode ser executado tanto por um atleta, que está acostumado a praticar exercícios físicos, quanto por uma pessoa sedentária, que queira começar a praticar alguma atividade física”, completa.
A diferença entre o pilates clássico e o funcional está na forma de execução dos movimentos e no objetivo. “No pilates clássico os movimentos não oferecem impacto articular, a intensidade é moderada e tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e postura. O funcional é mais dinâmico, os movimentos são intensos, e tem como objetivo o emagrecimento”, destaca.
A especialista alerta que, independentemente do tipo de pilates, esses exercícios trabalham muito a postura. “Então, é preciso cuidar ao máximo para que, durante as atividades, a postura seja priorizada. Assim, será possível executar o movimento da melhor forma possível e ainda conseguir bons resultados com essa prática para o corpo”, recomenda.
Benefícios do pilates
:: Emagrecimento
:: Melhora resistência
:: Melhora coordenação
:: Melhora do equilíbrio
:: Agilidade
Serviço
A especialista em pilates e acupuntura, Ana Paula Natera Passoni Cardoso, atende na clínica Vitalize que fica na avenida Rio Branco, 193. Telefone: 3522-1074.