Você já deve ter ouvido falar do pilates, que é um exercício que trabalha a postura, resultando em ganho de força e de flexibilidade. Pensando nessas atividades, profissionais desenvolveram o pilates funcional, novo método que combina o pilates convencional a outras técnicas, como a musculação.
A especialista, Ana Paula Natera Passoni Cardoso, explica que o pilates funcional tem a base de condicionamento físico, é mais dinâmico e os movimentos são mais intensos que a técnica clássica. O objetivo é o emagrecimento.
“No pilates funcional trabalhamos todos os grupos musculares de uma vez, utilizando os movimentos naturais do corpo (agachar, levantar, saltar, correr, empurrar, puxar). Os treinos são muito mais pesados e intensos”, explica Ana Paula. “O interessante deste método é que pode ser executado tanto por um atleta, que está acostumado a praticar exercícios físicos, quanto por uma pessoa sedentária, que queira começar a praticar alguma atividade física”, completa.
A diferença entre o pilates clássico e o funcional está na forma de execução dos movimentos e no objetivo. “No pilates clássico os movimentos não oferecem impacto articular, a intensidade é moderada e tem como objetivo melhorar o condicionamento físico e postura. O funcional é mais dinâmico, os movimentos são intensos, e tem como objetivo o emagrecimento”, destaca.
A especialista alerta que, independentemente do tipo de pilates, esses exercícios trabalham muito a postura. “Então, é preciso cuidar ao máximo para que, durante as atividades, a postura seja priorizada. Assim, será possível executar o movimento da melhor forma possível e ainda conseguir bons resultados com essa prática para o corpo”, recomenda.

Benefícios do pilates
:: Emagrecimento
:: Melhora resistência
:: Melhora coordenação
:: Melhora do equilíbrio
:: Agilidade
Serviço
A especialista em pilates e acupuntura, Ana Paula Natera Passoni Cardoso, atende na clínica Vitalize que fica na avenida Rio Branco, 193. Telefone: 3522-1074.