Para chegar mais longe na carreira profissional basta querer e se esforçar dia após dia. Mas o primeiro passo dessa jornada é dado necessariamente por meio de um curso de Graduação e a jovem osvaldo-cruzense Rafaela Vilela da Rocha Campos é um grande exemplo de que, por meio dos estudos, as oportunidades se abrem mundo afora.
Formada em Ciência da Computação pelas então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), hoje Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Rafaela seguiu em frente e cursou Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio de Doutorado no Departamento de Ciência da Computação e Informação na Universidade de Linköping, na Suécia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não é só: ela continuou a trilhar os rumos do conhecimento e concluirá, em breve, o programa de Pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (IC/UFAL).
Com o currículo recheado, as oportunidades aparecem aos montes no mercado de trabalho. “Espaço há no mercado de trabalho. Ter cursado uma faculdade no interior do estado de São Paulo não desmerece o profissional, que terá a mesma capacidade de quem cursou em outra instituição. Além do que, a pessoa pode ainda trilhar o Mestrado e o Doutorado e ter experiências no exterior como eu tive”, opinou Rafaela.
O currículo da jovem ainda integra a especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web baseados em Tecnologia Java.
Nos últimos anos, Rafaela Campos Tem trabalhado com pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de Ciência da Computação e Informática na Educação, com ênfase em Jogos Sérios, Simulações Interativas, Treinamento e Avaliação de Desempenho Humano.
“A UniFAI é uma excelente unidade de pesquisa que forma profissionais não somente para esta região como para outras regiões do país e do mundo tanto no mercado de trabalho quanto nas áreas acadêmica e de pesquisa. A Instituição fornece essa estrutura com profissionais qualificados para auxiliar no desenvolvimento nos diversos âmbitos profissionais e acadêmicos”, indicou.
Seguindo os passos de Rafaela, o também ex-aluno do curso de Ciência da Computação da UniFAI, Lucas Almeida Fernandes, ingressou neste ano no programa de Mestrado da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.
“O curso de Ciência da Computação na UniFAI me preparou para a carreira, me deu uma ótima base de conhecimento e a oportunidade de ter atuado ao lado de ex-alunos e professores da Instituição em uma excelente empresa de pesquisa e desenvolvimento (SmartBio), fundada pelos mesmos, onde formei minha base profissional em paralelo ao curso de Graduação”, destacou Fernandes ao contar que “com o apoio e preparação, uma semana após entregar o TCC [Trabalho de Conclusão de Curso], já saí da faculdade em direção Maringá [PR] com uma proposta de emprego, onde conheci a UEM e me candidatei ao programa de Mestrado”.
O adamantinense atualmente trabalha cm arquitetura e desenvolvimento de software, porém tem planos de seguir a carreira de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e atuar com Data Science.
“[Ciência da Computação] é um ótimo curso, com professores qualificados e acima de tudo comprometidos com o desenvolvimento de seus alunos, o que me ajudou e continua ajudando a alcançar meus objetivos”, recomendou Lucas Fernandes.
O curso
O curso de Ciência da Computação da UniFAI conta atualmente com cinco laboratórios didáticos de computação, utilizados para aulas práticas das disciplinas do curso, sendo três no Câmpus I e dois no Câmpus II.
Cada laboratório conta aproximadamente com 25 microcomputadores de última geração e todos os alunos possuem conta de usuário e e-mail. Todos os laboratórios possuem acesso à internet, por meio de um link de acesso via Embratel.
O profissional, ao final do curso, deverá ser capaz de desenvolver sistemas de informação, projetar e desenvolver metodologias de programação, desempenhar atividades relacionadas ao controle de qualidade, manipulação e operação dos aparelhos ou máquinas, programas de apoio ao usuário e aplicativos em geral, além de desempenhar cargos de supervisão ou chefia na área de computação, participar do estudo e planejamento de projetos, avaliações de perícias, auditorias, pareceres, consultorias, laudos e relatórios técnicos relativos à computação.
O curso na UniFAI propõe a formação de recursos humanos altamente qualificados com capacidade de operar, projetar e desenvolver o ferramental e o ambiente na área de informática, com vistas a viabilizar ou aumentar a produtividade e a qualidade de todos os tipos de procedimentos.
É importante lembrar que o profissional em Ciência da Computação tem como campo de atuação as indústrias de software e hardware, empresas, centros de pesquisa e universidades.
Mais informações podem ser obtidas no hotsite ou pelo telefone (18) 3502-7010.