O prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, criará conselho para debater as necessidades e melhorias visando o desenvolvimento do comércio local. A medida, anunciada nesta sexta-feira (24), aconteceu durante reunião promovida pelo Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) com a presença de empresários, secretários municipais e vereadores, além do chefe do Executivo.
Avaliado como produtivo, o encontro foi conduzido pelo presidente do Sincomercio, Sérgio Vanderlei da Silva, que apresentou 16 medidas importantes para o fortalecimento do setor. “O comércio é o setor que mais emprega em Adamantina, gera impostos e renda para as famílias. Por isso, há necessidade de políticas públicas, principalmente nesta época de instabilidade econômica, voltadas ao setor que foi abandonado nos últimos anos pelas Administrações Municipais”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das reivindicações do Sindicado, os empresários apontaram outras questões que devem ser melhoradas, principalmente em relação a aproximação do comércio com a Administração Municipal. “Os comerciantes não podem ver a Prefeitura como vilão, e nem nós termos essa visão sobre o empresariado. Neste momento de grandes problemas enfrentados pelo Município, são necessários apoio e parceria para o desenvolvimento de Adamantina. Criaremos um conselho municipal voltado ao comércio para aproximarmos as ideias e colocarmos em prática as reivindicações e necessidades do comércio”, comenta o prefeito.
A criação do Conselho do Comércio visa, segundo o presidente do Sincomercio, traçar ações e medidas em favor do setor. Empresários e representantes do Executivo e Legislativo devem fazer parte da comissão.
Revitalização
Segurança, boa iluminação e melhoria das condições das calçadas, por exemplo, tendem a atrair mais consumidores e investimentos. Assim, o Sincomercio também propôs parceria com Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para projeto de revitalização do centro de Adamantina, levando em consideração as especificações de cada localidade. “As avenidas Capitão José Antônio de Oliveira, Adhemar de Barros e Rio Branco e a rua Deputado Salles Filho têm reivindicações diferentes. Pode-se estimular as Parceria Público Privadas (PPPs) para execução dessas ações, como por exemplo, a revitalização dos canteiros da cidade”, explica Sérgio Vanderlei.
O Sincomercio sugeriu ainda o prolongamento da rua Deputado Salles Filho, para valorização do comércio em torno do Supermercado Mituo; criação de um bolsão de estacionamento no Pátio da Feira; revitalização da avenida Capitão José Antônio de Oliveira; e a criação de um calçadão na rua Osvaldo Cruz ou avenida Santo Antonio ou rua Deputado Salles Filho.
Trânsito
Outro tema discutido foi o trânsito. Mesmo com as recentes mudanças, a questão ainda gera muitas reclamações, principalmente de comerciantes. “Algumas ruas ficaram intransitáveis em horários de pico, prejudicando o comércio. Há necessidade de um estudo por profissional da área”, destaca. Empresários e a população apontam ainda a dificuldade que traz uma prática comum em Adamantina, de se colocar dois ou três nomes na mesma rua, o que dificulta o trabalho de entregas e localização de endereços.
Programa de compras
O Sincomercio propôs também a criação do Programa de Compras Governamentais para realização de processos licitatórios exclusivos às micro e pequenas empresas cuja contratação não ultrapasse R$ 80 mil e preferenciais para licitações acima desse valor. “Essa ação trará bons frutos para os empreendimentos ao fortalecer a economia local, diminuir custos da administração pública, colaborar para uma melhor distribuição de renda nos municípios contemplados pelo programa, incentivar a inovação tecnológica e beneficiar o meio ambiente e a mobilidade das estradas. O município pode estabelecer ainda programas de licitação para estimular os pequenos negócios de uma determinada região”, afirma o presidente do Sincomercio.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Também foi debatido a Lei das Micro e Pequenas Empresas. Para dar continuidade ao programa em Adamantina se faz necessário a implantação da Sala do Empreendedor, local que cumprirá o papel de facilitar a abertura e fechamento de empresas, orientar o cidadão de como conduzir empreendimentos e ser um centro de informações para ajudar a prefeitura a implantar políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas, mantendo um banco de dados com informações sobre as atividades empresariais locais.
O prefeito informou que já está em contato com Sebrae para colocar em funcionamento, o quanto antes, a Sala do Empreendedor.
Outras medidas debatidas:
Esportes
Realização pela primeira vez no município de edição dos Jogos Regionais. E pleitear a realização de outros eventos, como Jogos da Juventude, Jogos Regionais do Idoso e outros, afim de incentivar o consumo no comércio local.
Cultura
Criar e divulgar amplamente um calendário cultural com o objetivo de incentivar o comércio. Inserir o comércio, por exemplo, em eventos tradicionais, como a Expo Verde.
Capital Regional
Incentivar e divulgar amplamente o título de Capital Regional da Educação, afim de criar “orgulho” entre a população e atrair novos investimentos no setor, consequentemente contribuindo para o consumo no comércio local.
Ouvidoria Municipal
Criação da Ouvidoria Municipal para melhor atendimento das reclamações e anseios da população.
Marketing
Criar ações de marketing para divulgação do município de Adamantina e seu comércio em todo o Brasil através de folders, redes sociais e outros, afim de atrair visitantes, consumidores e investidores.
Incentivos
Promover incentivos fiscais para vinda de novas empresas para o município. Promover estudos para a busca dessas empresas em outras localidades. Além de promover a criação de empresas públicas, como exemplo uma indústria asfáltica.
Cartão Educação no âmbito municipal
Trata-se da disponibilização de crédito para alunos da rede pública municipal, visando à compra exclusiva de material escolar (em um período pré-fixado) nas papelarias cadastradas no Sindicato do Comércio Varejista.
Turismo regional
O turismo tem se apresentado como uma alternativa para dinamizar a economia local, o que torna interessante a união de municípios próximo a fim de se fortalecerem, reunindo potenciais para criar regiões turísticas mais atrativas e com melhor capacidade e infraestrutura para receber visitantes.
Desburocratização, eficiência e redução dos gastos públicos
Adotar a informatização de documentos como forma de agilizar os procedimentos e reduzir custos. Um exemplo é a expedição de CNDs, on line, sem custo.
Parceria
Através do Sincomercio, o chamado Sistema S (Sebrae, Sesc e Senac) pode frequentemente desenvolver ações culturais, esportivas e empresariais de sucesso.