Quem conhece Elpideo Sgobbi o admira devido ao extinto de doação e amor ao próximo. O pioneiro, que completa 90 anos em novembro, com toda a vitalidade, ainda cultiva frutas em sua propriedade rural e as distribui entre amigos e familiares.
A filha Vânia Sgobbi comenta que Elpideo sempre trabalhou junto à comunidade, se doando e colaborando com o próximo. “Desde quando chegou em Adamantina, aos 20 anos, o meu pai participou das principais obras sociais, contribuindo para construção da cidade. E, mesmo aos 90 anos, quem o conhece sabe que ele possui ainda o mesmo espírito de doação. Ele pega sua caminhonete, enche de frutas e sai distribuindo aos vizinhos e amigos, por exemplo”, destaca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Natural de Pirangi (SP), próximo a Catanduva, Elpideo se mudou para Adamantina em 1.946, quando a cidade ainda estava sendo desbravada. Trabalhou na lavoura desde os seis anos e, até hoje se dedica à produção agrícola. “Ele é apaixonado pelo campo. Acorda todos os dias bem cedo, toma seu café e vai para a propriedade cultivar e cuidar de suas plantações”.
Outro hábito admirado pelos filhos e netos é a politização de Elpideo. “Mesmo sem ter frequentado escola, sempre gostou de estar atualizado lendo jornais e revistas diariamente. Ele sabe tudo o que está acontecendo, tem opinião formada, sendo exemplo de vitalidade para a família”, admira Vânia.
Elpideo é o pilar da estrutura familiar, opinando e atuando nas atividades com filhos, netos e bisneto. “Outra característica é o bom humor, sempre de bem com a vida, contando piadas, a sua alegria que contagia todos”, conta.
Com saúde “invejável”, Vânia destaca que o pai tem alimentação regrada, não consumindo carne e comendo inúmeras frutas diariamente. “A vitalidade dele é explicada pela alimentação correta e nutritiva, além de sempre estar exercitando a mente com suas leituras”.
Também artesão, Elpideo dedica boa parte do tempo na produção de peças em madeira. “Já tentaram fazer uma exposição, mas ele disse que não, pois produz o que quer e para quem quer. Todos seus artesanatos ele doa para amigos, vizinhos… outro exemplo de doação ao próximo”.
A filha destaca ainda o espírito de gratidão. “É admirável, meu pai é sempre muito grato às pessoas. Não importa se é um gesto pequeno ou grande, ele sempre agradecerá!”.
Elpideo tem quatro filhos, sendo Vilma, Elpideo Filho, Vânia e Telma. Seis netos: Luis Henrique, Vitor, Elpideo Neto, André, Luiz Felipe e Carolina. E um bisneto, o xodó do patriarca da família Sgobbi: João Henrique.
E, no ano passado, o pioneiro recebeu título de Cidadão Adamantinense em reconhecimento ao trabalho em prol da cidade.