Valorizar a cultura, fomentar projetos e incentivar os artistas locais. Pode-se dizer que esses são os principais desafios do Departamento de Cultura de Adamantina, vinculado a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que, devido à crise financeira da Prefeitura no ano passado, não teve a oportunidade de desenvolver suas atividades.
E, mesmo com corte de R$ 200 mil no orçamento de 2017, o Departamento busca cumprir estes objetivos e levar cultura a população, seja por meio de teatro, circo, oficinas ou projetos com apoio de instituições, como Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Governo do Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor de Cultura, Rafael Teixeira, explica que o orçamento limitado é o principal desafio da pasta, mas conta e busca apoio da iniciativa privada para que os projetos sejam desenvolvidos este ano.
A primeira ação cultural em 2017 foi o Circuito Sesc de Circo, realizado no último dia 3. Mais de 200 prestigiaram a apresentação do espetáculo italiano ‘Nas Nuvens’, da Cia Giullari Del Diavolo.
Já no próximo dia 26, domingo, é a vez do Circuito Cultural Paulista. Adamantina recebe o espetáculo circense ‘Chafurda’, da Cia. Suno, às 20h30, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal. “A cada mês, entre março e junho, e de agosto a novembro, o município será contemplado com uma apresentação do Circuito Cultural Paulista, que vem enriquecer ainda mais a programação da Cultura deste ano”, destaca Teixeira. E, em abril, já está agendado para o dia 22, sábado, 17h, o teatro infantil ‘Oliver Twist’, da Cia Um.
Abril
No mês de abril também acontecerá o Festival de Prêmios das Entidades, parceria da Cultura com o Fundo Social. Acontecerá no dia 8, na Estação Recreio, com missa, show, além de praça de alimentação diversificada em prol das instituições da cidade.
Maio
Em maio, Adamantina será uma das cidades que receberá o Circuito Sesc de Artes, que visa democratizar o acesso à cultura nas cidades do interior, levando diversas atividades artísticas para as praças de municípios que não possuem unidades operacionais da instituição. Organizado pelo Sesc, o evento é promovido pelo Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e Região) em parceria com a Prefeitura.
“Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania”, explica o diretor de Cultura.
Junho
E, em junho, para a programação do aniversário da cidade, o prefeito Márcio Cardim protocolou nesta semana pedido de recursos na Secretaria de Estado de Turismo para a realização do 4º Junifest.
Projetos
Além dos eventos, a Secretaria de Cultura desenvolve diversos projetos de inserção da comunidade, como Guri, Banda Marcial e Orquestra de Música Caipira.
O Projeto Guri acontece às terças e quintas-feiras, quando 240 crianças recebem aulas de canto e de instrumentação a partir de parceria da Prefeitura com Estado e Associação dos Amigos do Guri.
Já para a Orquestra de Música Caipira, a Secretaria busca apoio da iniciativa privada para continuação do projeto que valoriza a cultural local. “Temos os equipamentos e uniformes, mas precisamos que uma empresa adote a Orquestra para pagarmos o maestro”, diz Teixeira.
A Banda Marcial, que em 2016 realizou apenas uma apresentação, este ano já realizou duas e têm outras programadas. “O decreto de corte de despesas do ano passado atingiu a Banda Marcial, que teve o número de integrantes cair drasticamente. Mas, este ano, foi realizado apresentações em Inúbia Paulista e Maríapolis e tem outra programadas”, explica.
Atualmente, o grupo conta com 60 músicos, mas pode chegar até 80 integrantes. “Necessitamos o apoio da população e também da iniciativa privada para fazermos o novo uniforme da Banda. Neste momento, a Prefeitura tem outras prioridades mais emergenciais, por isso contamos com a colaboração da comunidade”, solicita o diretor.
Biblioteca
A Cultura conta também com acervo visitável, disponível para população relembrar o passado, Wi-Fi gratuito na Biblioteca e o Acessa SP, que oferece diversos serviços à população, além da Biblioteca Municipal, que possui o maior acervo bibliográfico da região.