O Acessa SP é um programa do governo do estado de São Paulo que visa promover a inclusão digital. Através dele as pessoas podem acessar a internet de maneira gratuita. Serviços de impressão de boletos e elaboração de currículos também são realizados. Em Adamantina, mais de 800 atendidos são realizados mensalmente no posto de acesso que fica na Biblioteca Municipal.
O objetivo do Acessa SP é possibilitar que a população tenha acesso gratuito à internet, aumentando a inclusão digital, destaca o estagiário Daniel Fabri, responsável pelo posto de acesso de Adamantina, que existe desde 2.006. “Os adamantinenses podem, entre outras coisas, buscar vagas de emprego, fazer pesquisas escolares, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos. Além de terem a oportunidade de se inserirem no mundo digital de forma totalmente gratuita”, enfatiza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Acessa SP, o usuário tem acesso ao computador em um período de 30 minutos por acesso. O uso é ilimitado. Ao término do tempo, basta apanhar uma nova senha e aguardar a vez. “Os interessados levam o RG e fazem o cadastro – válido por todo o Estado”.
Entre os serviços disponíveis, os usuários podem se inscrever em vestibulares e concursos públicos, elaborar e enviar currículos, fazer pesquisas escolares, realizar cadastro para vagas de emprego, além de acessar diversos serviços públicos disponíveis na rede, como emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, 2ª via de contas de consumo, consulta a tributos e multas de trânsito e inscrição em cursos de qualificação profissional. “Além disso, são oferecidos cursos gratuitos em parceria com Sebrae, como de empreendedorismo, finanças, marketing, recursos humanos, gestão estratégica, entre outras qualificações com certificação”, explica Fabri.
Adamantina tem a disponibilidade de cinco computadores no posto do Acessa SP, que funciona de segunda as sextas-feiras, das 8h às 16h, na Biblioteca Municipal.