Em abril, o Grupo de Escoteiros Caburé completa um ano de atividades em Adamantina. Mais do que aprender a fazer nós e montar barraca na mata, crianças e jovens aprendem a trabalhar em equipe e valorizam as atividades ao ar livre. Propostas essas do escotismo, movimento que promove princípios como lealdade e companheirismo, além de estimular o contato próximo e com respeito com a natureza.
Ao contrário do que muita gente pensa, o escoteiro não vive batendo de porta em porta vendendo biscoitos, como mostrado em muitos filmes. São crianças e adolescentes conhecidos pela prática de ações que têm como principal objetivo o exercício da cidadania.
E, com essa proposta, foi formado o Grupo Escoteiro Caburé em abril de 2016, que já conta com 40 crianças de seis anos e meio até 15 anos, divididas nos chamados ‘ramos’: Lobinhos e Escoteiros. “Trabalhamos visando à construção de um mundo melhor, no qual se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade”, destaca o presidente Emerson Luis Rosa da Silva.
Movimento
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, após se afastar do exército na Inglaterra. Apesar de militar, o inglês quis deixar como herança técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional. “O escotismo não tem vínculos partidários, seus membros atuam de forma voluntária, valoriza a participação de pessoas de todas as raças, origens sociais e crenças, em acordo com as diretrizes estabelecidas pelo seu fundador Baden-Powell e adotados pelo movimento”, afirma.
Ele, juntamente com a esposa Rosana Macanham Rosa da Silva, participavam do 76º Grupo Escoteiro Guará-mirim em Primavera, quando se propuseram a criar um grupo em Adamantina. “Com o auxílio dos voluntários e do poder público local na cessão do espaço, a ideia virou realidade”, explica o presidente, que completa: “o Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”.
1º Acampa Grupo
E estes princípios foram os alicerces do 1º Acampa Grupo promovido pelo Escoteiro Caburé no sábado (25) e domingo (26). A confraternização reuniu cerca de 80 participantes, entre Lobinhos, Escoteiros, pais e voluntários. “Foi um momento para aproximarmos os dois ramos de atuação do Grupo em Adamantina, voltado à socialização, trabalho em grupo e formação do caráter e social destas crianças e adolescentes”, explica o presidente.
O Acampa Grupo contou com apoio do Supermercado Godoy, Rústica Móveis, Supermercado Suzano, Cervejaria Petrópolis S.A., Edna do Pão, Leandro da Proeste, José Celso Alves, VR Calhas e Bar Mercearia Maroni.
Caburé
O nome do grupo – Escoteiro Caburé é em homenagem a uma das espécies de corujas mais comuns no Brasil e que significa ‘pequena coruja brasileira’. “Diferente do que acontece com a maioria das corujas, o Caburé é visto em atividade durante o dia e se mostra como um excelente caçador. Além disso, o piado de um Caburé é tido como sinal de sorte”.
Serviço
O grupo utiliza o Horto Florestal para o desenvolvimento das atividades aos sábados, das 14h às 17h. O espaço, localizado no Parque dos Lagos, foi cedido pela Prefeitura de Adamantina. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 9 9813-2055 (Emerson). “O grupo começou pequeno e hoje já é uma realizada de graças ao apoio dos pais e voluntários, quem realizamos nos sinceros agradecimentos”, finaliza o presidente Emerson Luis Rosa da Silva.