Entre os dias 29 e 30 de abril, os professores de Educação Física de Adamantina, Lucélia e Pacaembu, Lucas Nóbrega, mestre Caculé e Mariane, participaram de um curso de Capoterapia no município de Paulínia (SP), ministrado pelo mestre Gilvan, criador da modalidade.
Com essa capacitação, os professores estão aptos para atuar como capoterapeutas junto a grupos da Terceira Idade, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), escolas e asilos, sendo os únicos capoterapeutas do Oeste Paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza o elemento de capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.
É voltada para jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais e as sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.
Benefícios da Capoterapia
A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranquilizante, estimulando sempre a constante prática do exercício.
Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da “performance” cárdio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante.
Os benefícios proporcionados pela Capoterapia colaboram com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, pois os idosos passam a ter mais qualidade de vida.
Para conhecer melhor essa nova modalidade, basta entrar em contato com os capoterapeutas: Lucas Nóbrega (99790-9596); mestre Caculé (99624-6309); e Mariane (99636-9844).