Começou na segunda-feira (1) a campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de São Paulo. A expectativa é imunizar 180 mil animais, entre bovinos e bubalinos, em cerca de 4 mil propriedades rurais na região.
O objetivo da vacinação é imunizar animais de até dois anos de idade. Danilo Pelloso, responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Adamantina, informa que a intenção é assistir 5% das propriedades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Os proprietários notificados deverão vacinar com dia e hora marcada, acompanhado de funcionário oficial que permanecerá até o término da atividade. O proprietário deverá estar com os animais prontos para vacinar. Será verificada as condições de armazenamento da vacina, a dosagem aplicada, entre outros pontos importantes para manter a qualidade da atividade”, explica.
Os proprietários terão o prazo máximo para vacinação e declaração do rebanho até 31 de maio. “O proprietário que não apresentar a documentação será multado, no valor de cinco UFESPs (R$ 125,15) para cada animal não vacinado acrescido de três UFESPs (R$ 75,09) para cada animal não declarado, estando o proprietário, mesmo penalizado, obrigado a proceder à vacinação que será acompanhada pelo Departamento de Defesa Animal, do Escritório de Defesa Agropecuária de Dracena, caso não proceda a atividade no mês estipulado para a Campanha”, enfatiza Pelloso.
O proprietário que optar por realizar a declaração em sua residência, deverá preencher o formulário na Inspetoria de Defesa Agropecuária, juntamente com fotocópia dos documentos: RG e CPF, para liberação de senha.
Mais informações podem ser obtidas na Inspetoria de Defesa Agropecuária, que fica na alameda Santa Cruz, 541 – Centro de Adamantina ou pelo telefone: (18) 3521-5466. O horário de atendimento ao público é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.