Adamantina promove, a partir de segunda-feira (15), a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A ação tem apoio da Prefeitura em parceria com Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Convivência da Juventude, Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher, Projeto Asa, Centro de Recreação e Educação Infantil de Adamantina, Iama (Instituto Assistência Ao Menor Adamantina Santo Cheraria) e Lar Cristão de Meninas.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem a intenção de mobilizar e conscientizar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Para isso, é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas jurídica e de educação, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e, também, do acompanhamento da vítima e do agressor.
Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados através do Disque Denuncia 100 ou 181, Conselho Tutelar e Delegacia de Defesa da Mulher.
De acordo com a programação, serão ministradas palestras por uma psicóloga especialista na área, representante da Associação de Proteção à Criança e ao Adolescente e Família da cidade de Lucélia.
A campanha tem início nesta segunda-feira, às 19h30, no Lar Cristão de Adamantina. No dia 17, também às 19h30, a palestra será ministrada no Centro Comunitário Santa Luzia. No dia 18 na Casa do Garoto; dia 23 no CCJ; dia 24 no IAMA; e no sábado, 27, a finalização da campanha será com panfletagem e orientações no Dia de Ação e Cidadania, na Praça Élio Micheloni, das 10h às 14h.