A política pública de inclusão para estudantes com necessidades especiais é tema de palestra que será promovida pelo PAI (Pólo de Atividades Integradas) Nosso Lar no próximo dia 27. Direcionada a educadores, professores da área de educação infantil e profissionais interessados em discutir o assunto, a palestra será ministrada pela psicóloga Denise Alves Freire, que há 15 anos atua como consultora.
A política pública de inclusão foi implantada visando terminar com a segregação, quando existia uma educação diferente direcionada para que as crianças com necessidades especiais aprendessem isoladamente do restante da sociedade. “O programa de inclusão é muito bom, entretanto, ainda não conseguiu sair do papel efetivamente. De maneira geral, as escolas e professores têm uma dificuldade grande de efetivar este programa com sucesso, muito devido à falta de formação específica”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido este contexto de dificuldade, foi realizado um encontro pelo PAI Nosso Lar com os secretários municipais da microrregião de Adamantina. “A dra. Ruth [juíza de direito de Adamantina] propôs uma fala com secretários de Educação no sentido de abrandar um pouco essa angústia, essa necessidade. Cerca de dois meses realizamos um encontro com os gestores sobre este assunto e, a partir deste momento, percebemos a necessidade de fazer um trabalho mais amplo”, comenta.
O objetivo da palestra, segundo a psicóloga, é passar aos professores informações no sentido prático, dentro do contexto de formação e atuação profissional, sobre quais os recursos que podem buscar e utilizar durante o desenvolvimento deste trabalho de inclusão.
Para participar do encontro basta ir ao PAI Nosso Lar, no momento da palestra que será às 9h, do dia 27, e fazer sua inscrição. Haverá certificação de 3h. Informações no: (18) 3521-1984 ou www.painossolar.com.br.