12.6 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Conselho se reúne pela primeira vez e define planos para comércio de Adamantina

Entre os assuntos discutidos estão à revitalização do centro, reestruturação do trânsito, enfeites natalinos e possibilidade de implantação do Cartão Educação

Membros do Conselho do Comércio Varejista de Adamantina se reuniram pela primeira vez com intuito de debater melhorias e incentivos ao comércio local. Entre os assuntos discutidos estão à revitalização do centro, reestruturação do trânsito, enfeites natalinos e possibilidade de implantação do Cartão Educação.

Participaram do encontro, realizado na quarta-feira (3), o presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina), Sérgio Vanderlei da Silva, secretário de Gabinete Gustavo Taniguchi Rufino, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista Daniel Robles e os empresários Luiz Carlos Stechi, Renato Capobianco, Tiago Michelutti Gatti e Tiago Vitorino Lott.

- Publicidade -

Sérgio Vanderlei explica que o objetivo do Conselho, que foi instituído em março pelo prefeito Márcio Cardim (DEM), é discutir os problemas e ações relacionadas ao comércio varejista, implantar projetos, estreitar o relacionamento entre o poder público e a iniciativa privada e estimular a geração de emprego e renda.

Revitalização do comércio

Ficou definido que as propostas de revitalização do comércio da área central serão apresentadas em setores. O primeiro projeto será na rua Deputado Salles Filho, que incluirá trecho desde o prolongamento com a avenida das Rosas até agência dos Correios.

“A Associação dos Engenheiros buscará parceria com curso de Engenharia Civil da UniFAI [Centro Universitário de Adamantina] para elaboração do projeto, que será apresentado ao Executivo. Aprovado, o Conselho buscará juntamente ao empresariado local medidas para viabilizar a revitalização”, explica Sérgio Vanderlei, que também encabeça o Conselho.

Trânsito

Uma das principais reclamações dos comerciantes, e principalmente da população que precisa utilizar a área central de Adamantina, é o trânsito. Durante a reunião, Daniel Robles informou que a Associação dos Engenheiros trará uma especialista no assunto para palestrar em Adamantina, oportunidade em que membros do Conselho aproveitarão para buscar um estudo profissional sobre o trânsito local. “É uma das principais preocupações da Comissão”, enfatiza o presidente do Sincomercio.

Eventos esportivos

Outro assunto em pauta foi à realização de eventos esportivos, como Jori (Jogos Regionais do Idoso) e Jogos Regionais em Adamantina. No próximo encontro, agendado para primeira segunda-feira de junho, a Comissão convidará o secretário de Esportes, Ronaldo Pereira Dutra, para esclarecer como está o andamento dos pedidos e o que precisa ser feito para concretização deste “sonho”.

“Caso Adamantina conquiste a oportunidade de sediar os Jogos Regionais, a competição trará ao município cerca de 7.500 atletas da região, representando aproximadamente 70 municípios, o que aquecerá a economia. Na última edição realizada em Osvaldo Cruz, por exemplo, foi movimentado mais de R$ 1,5 milhão no comércio nos dias do evento esportivo”, destaca Sérgio Vanderlei.

Simples Nacional

Outro secretário que deverá participar da próxima reunião é de Finanças, João Lopes. A Comissão busca esclarecimentos sobre o desenquadrado de empresas do Simples Nacional antes do final do ano, o que é ilegal.  “Ao contrário que determina a legislação e como age o Estado e a União, chega em julho e agosto a Prefeitura começa a notificar as empresas sobre os débitos pendentes e desenquadra do regime tributário, trazendo prejuízos ao empresariado devido aumentar a taxa de impostos. Há casos que o comerciante nem sabia que devia R$ 12 e foi desenquadrado do regime”, explica.

Enfeites natalinos

A Comissão também convidará para participar do próximo encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marisa Cardim, e a vice-prefeita Ana Maria Micheloni para debater o que será feito, e como o comércio pode contribuir, em relação aos enfeites natalinos de final do ano. “Temos que começar a se planejar, já que os enfeites de Natal atraem muitos consumidores para Adamantina e, nos últimos anos, o comércio foi prejudicado devido a Prefeitura não realizar nenhum investimento”.

Feiras itinerantes

Uma lei de Ourinhos, sobre a proibição de feiras itinerantes, também foi debatida pelos empresários. “Criaremos uma lei municipal, que será enviada ao Legislativo para aprovação. Além disso, queremos que o Executivo realize um trabalho junto à Amnap [Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista] para que sensibilize outras cidades sobre os prejuízos que causam a realização destas feirinhas, de produtos de procedência duvidosa, aos comerciantes de toda a região”.

Cartão Educação

Trata-se da disponibilização de crédito para alunos da rede pública municipal, visando à compra exclusiva de material escolar (em um período pré-fixado) nas papelarias cadastradas no Sindicato do Comércio Varejista. A Comissão solicitará estudo a Secretaria Jurídica da Prefeitura para que Adamantina adote o programa.

Participação

Os encontros, que ocorrerão nas primeiras segundas-feiras de cada mês, serão abertos a todos os empresários de Adamantina. “Todos estão convidados a participar destas reuniões, que buscar trazer uma nova perspectiva para o comércio da cidade. Melhorias que beneficiem os comerciantes, mas, principalmente, os consumidores”, finaliza Sérgio Vanderlei.

Publicidade