Adamantina sofre com muitos problemas de infraestrutura. E, muitos destes buracos e crateras que se multiplicam pela cidade estão em loteamentos novos. Criados fora dos padrões, e muitas vezes com materiais de péssima qualidade, sobra para a população conviver com o descaso e para a Prefeitura, a busca de uma solução.
Pensando nisso, os vereadores Paulo Cervelheira (PV), João Davoli (PV) e Eduardo Fiorillo (DEM) indicaram ao Executivo a criação, através de Decreto Municipal, de uma comissão especial formada por técnicos e pessoas qualificadas em parceria com a Comissão de Obras da Câmara para acompanhar execução de obras em loteamentos desde seu início até o final.
“É comum à reclamação de asfalto estragado, galerias pluviais insuficientes, problemas de alagamento de ruas, calçadas e casas, entre outros problemas, pois, o loteamento não foi feito dentro dos padrões, não se cumpriu às normas. O asfalto acaba, quem sofre as consequências é a população e, depois de cinco anos, a responsabilidade sobra para Prefeitura. Por isso, fizemos a indicação de uma comissão formada pela população, já que importante a comunidade ajudar a Administração Municipal”, diz, Paulo Cervelheira.
O vereador Aguinaldo Galvão (DEM), que faz parte da Comissão de Obras da Câmara, também foi favorável a iniciativa. “É uma vergonha alguns loteamentos, faltou fiscalização da Secretaria de Planejamento em quase todas as administrações. A Prefeitura falhou na fiscalização. O dono do condomínio, com certeza, não teve prejuízo. Teve lucro. Depois sobra para Prefeitura, após cinco anos, um loteamento cheio de problemas e buracos”, comentou durante a sessão de segunda-feira (8).
A Prefeitura também já está de olho nestes loteamentos problemáticos. A Administração Municipal informou ao IMPACTO que possui um diagnóstico dos bairros novos e os que apresentaram problemas, estão sendo notificados. “Os loteamentos que já foram entregues possuem cinco anos de garantia. Antes do término da garantia, o município realiza uma fiscalização e caso seja detectado alguma irregularidade, o loteador é informado, e o departamento jurídico toma as medidas cabíveis dentro da lei”, informa.
Ainda, de acordo com o Município, os novos empreendimentos são obrigados a informar ao departamento de engenharia o andamento da obra, e o mesmo acompanha a execução de todas as etapas.