A multiplicação de buracos pelas ruas de Lucélia tem provocado indignação nos moradores de diversos bairros. As reclamações de motoristas e pedestres são diárias e se dividem em praticamente todos os pontos da cidade, especialmente em regiões mais afastados do centro. Eles estão lá, para lembrar diariamente que o recapeamento está deixando a desejar.
Neste sábado (24), quando a cidade completa 73 anos, a população gostaria apenas de um presente – solução para as crateras. Os moradores da vila Cayres criticam a falta de medidas efetivas da Prefeitura. “Está impossível transitar pelo bairro. Em todos os cantos têm muitos buracos e falta uma solução efetiva do Município. Nada é feito, e a população que sofre pelo descaso”, diz uma moradora da rua Eisuke Gushiken.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O problema piora em dias de chuva. Além da água camuflar os buracos, trazendo perigo aos motoristas, o problema aumenta devido à falta de reparos. “E quem sofre com o prejuízo é sempre a população”, completa.
A não conservação de via pública em razão da omissão ou descaso do poder público gera muitos transtornos e pode até provocar prejuízos materiais e causar ferimentos. Em alguns casos, quem sofrer acidente nas vias urbanas por causa de um buraco tem direito a ser ressarcido ou indenizado pelo responsável. Por isso a vítima pode recorrer à Justiça.
Outro lado
Procurado pelo IMPACTO, a Prefeitura afirmou que recentemente foi iniciado operação tapa-buracos que beneficia diversas ruas da cidade. “A Prefeitura está realizando processo licitatório para contratação de empresa que realizará Processo Seletivo visando contratação de mão-de-obra para atuar junto à Usina de Asfalto que está sendo recuperada pela atual administração, reduzindo os custos, aumentando assim a demanda de locais á serem beneficiados com recapeamento/tapa-buraco”, afirmou, por meio de nota.
De acordo com a diretoria de Convênios da Prefeitura, o município aguarda liberação do Ministério das Cidades, para posterior análise do órgão fiscalizador (Caixa Econômica Federal), de recurso para pavimentação. O valor estimado é de R$ 1 milhão. “Lucélia necessitaria investir cerca de R$ 5 milhões para solução definitiva destes problemas, sem tempo estimado”, informou.